Browsing by Author "Nicolas Ariel Jesus Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem e turismo na natureza: contributos da educação ao ar livre na perspetiva do aprendizPublication . Nicolas Ariel Jesus Almeida; Gavinho, Elsa Maria da Conceição CorreiaTudo indica que o século XXI será um período de intenso desenvolvimento de programas de turismo para crianças e jovens (Tomik & Mynarski 2009). Pertencente à vida social dos jovens está também a educação, onde aliada a importantes elementos como natureza e desafio, pode ser potencializada e tornar-se uma importante e eficiente ferramenta para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico, principalmente para formas de turismo responsáveis. Tanto o turismo na natureza como a educação ao ar livre são duas áreas emergentes em pleno prisma social, dado o potencial de acometer e transformar o modo de vida das pessoas. Desse modo, muitas sociedades em todo o mundo utilizam esse método educacional na formação de jovens, e nos últimos anos, aliando-o também, ao turismo na natureza. A proposta dessa dissertação é investigar, através de um estudo de caso no Parque Estadual da Serra do Papagaio – Brasil, como as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza. A análise de dados revelou que as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza dentro de aspetos ambientais, sociais, culturais e económicos, bem como, incentiva a realização de atividades ao ar livre e de turismo na natureza. Os dados indicam ainda que elas também se constituem uma importante ferramenta para a formação de turistas responsáveis. A educação ao ar livre faz, assim uso dos recursos naturais e das infraestruturas que são as bases da composição do turismo na natureza. Reciprocamente, a educação ao ar livre gera, em seus aprendizes, o incentivo à prática de atividades na natureza, e a conscientização ambiental e turística, ao mesmo tempo que dinamiza a economia.
