Browsing by Author "Monteiro, Francisco José"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relações supervisivas e desenvolvimento da profissionalidade do aluno de enfermagemPublication . Monteiro, Francisco JoséO Ensino em Enfermagem está fortemente ligado aos contextos clínicos. Na escola, em sala de aula ou em laboratório, os alunos adquirem os conhecimentos e as competências básicas para cuidar. A experiência clínica faculta ao aluno experiências com clientes e oportunidades de lidar com diferentes situações e tomadas de decisão (decisões clínicas, intervenções de enfermagem) (ABREU, 2008). O principal objectivo deste estudo foi o de compreender a natureza das aprendizagens em contexto clínico e analisar o processo de acompanhamento dos alunos. Os participantes deste estudo foram 76 alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem (45 do 1.º Ano e 31 do 4.º Ano), de uma Escola Superior de Saúde do Alentejo. Para a recolha de dados utilizámos o “Clinical Teaching Evaluation Questionnaire” (CTEQ – V1) (ABREU, 2006). Em termos globais, os alunos avaliaram a relação de supervisão com Bom ou Muito Bom. A maioria dos alunos foram supervisados por docentes/tutores com características que os alunos entendem como facilitadoras. Os participantes neste estudo enfatizaram a relação de supervisão como sendo um dos factores mais importantes no seu processo de aprendizagem.