Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
37.41 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Ensino em Enfermagem está fortemente ligado aos contextos clínicos. Na escola, em sala de
aula ou em laboratório, os alunos adquirem os conhecimentos e as competências básicas para
cuidar. A experiência clínica faculta ao aluno experiências com clientes e oportunidades de lidar
com diferentes situações e tomadas de decisão (decisões clínicas, intervenções de enfermagem)
(ABREU, 2008).
O principal objectivo deste estudo foi o de compreender a natureza das aprendizagens em
contexto clínico e analisar o processo de acompanhamento dos alunos. Os participantes deste
estudo foram 76 alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem (45 do 1.º Ano e 31 do 4.º
Ano), de uma Escola Superior de Saúde do Alentejo. Para a recolha de dados utilizámos o
“Clinical Teaching Evaluation Questionnaire” (CTEQ – V1) (ABREU, 2006). Em termos
globais, os alunos avaliaram a relação de supervisão com Bom ou Muito Bom. A maioria dos
alunos foram supervisados por docentes/tutores com características que os alunos entendem
como facilitadoras. Os participantes neste estudo enfatizaram a relação de supervisão como
sendo um dos factores mais importantes no seu processo de aprendizagem.
Description
Keywords
contextos clínicos aprendizagens clínicas tutor aluno relação de supervisão