Browsing by Author "Miranda, Mariana dos Santos"
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- Otimização das práticas de gestão de projeto numa consultora de serviços em SIPublication . Miranda, Mariana dos Santos; Esteves, FranciscoNum mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a implementação das melhores práticas de Gestão de Projetos é essencial para o sucesso das organizações que desejam manter uma posição resiliente perante os desafios diários. A Inetum é uma empresa de consultoria de serviços em SI que atua num mercado cada vez mais exigente em termos de prazos e qualidade. Por isso, é fundamental que exista uma gestão de projetos mais eficaz, uma vez que as derrapagens no tempo e no custo são cada vez mais frequentes. Para tal é necessária uma reflexão sobre a temática e sobre os processos inerentes a esta atividade bem como avaliar a aplicabilidade de técnicas e ferramentas nas diversas fases dos projetos. Este projeto tem como principal objetivo a otimização das práticas de gestão de projeto numa prestação de serviços, relacionada com o sistema de gestão SAP, de um cliente do setor energético. Neste sentido, serão analisadas as atuais práticas de gestão de projetos (AS-IS), as práticas de gestão de projetos desejadas (TO-BE), para posteriormente serem propostas soluções de melhoria, tendo por base os gaps identificados. Para a elaboração deste projeto, foi adotada uma metodologia qualitativa, utilizando como técnicas de recolha de informação os inquéritos por entrevistas e a análise documental, com o objetivo de obter informações relevantes para o projeto. Além disso, para análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que permitiu o tratamento das informações obtidas durante o desenvolvimento do projeto. Com o intuito de melhorar as práticas de gestão de projetos, propõe-se a implementação do Agile como metodologia de gestão de desenvolvimento, possibilitando várias entregas ao cliente, para que exista um controlo mais minucioso do trabalho que está a ser desenvolvido, isto é, compreender se o que está a ser implementado corresponde as suas expectativas e necessidades, o que origina um aumento do nível de satisfação do cliente. Além disso, sugere-se ainda a substituição da utilização do SOP, pelo software JIRA, para processo de monitorização de todos os pedidos SAP e para extrair diretamente os indicadores do nível de serviço, para que sejam produzidos relatórios que avaliem diretamente os níveis de serviço.