Browsing by Author "Miranda, Eliana Filipa Costa Lopes Correia"
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- Perceções acerca da relação com os técnicos de reinserção social e motivação para a mudança em pessoas em cumprimento de penas e medidas de execução na comunidadePublication . Miranda, Eliana Filipa Costa Lopes Correia; Neves, Ana Cristina Sabino PestanaA relação entre os Técnicos de Reinserção Social e as pessoas a cumprir penas e medidas tem sido reconhecida como um fator essencial para o sucesso das intervenções e para a promoção de mudanças significativas, especialmente na redução da reincidência. A qualidade dessa relação, aliada à motivação para a mudança, é fundamental para a eficácia do acompanhamento. No contexto da execução de penas e medidas na comunidade, apesar da crescente valorização destas intervenções, permanecem escassos os estudos que explorem a perceção dos ofensores acerca da relação com o técnico, a sua motivação para a mudança e a associação entre ambas, especialmente em Portugal. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo explorar a relação entre as perceções acerca da relação com os Técnicos de Reinserção Social e a motivação para a mudança, em pessoas que se encontram a cumprir penas e medidas na comunidade. A amostra da investigação foi constituída por 50 pessoas (42 do sexo masculino e 8 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 23 e os 68 anos, a cumprir penas e medidas de execução na comunidade, acompanhadas por Técnicos de Reinserção Social de Equipas de Reinserção Social da região de Setúbal. A perceção acerca da sessão com o Técnico de Reinserção Social foi analisada através da Session Rating Scale (SRS). Para avaliar a motivação para a mudança foi utilizada a University of Rhode Island Change Assessment (URICA). De acordo com os resultados desta investigação, verificou-se uma elevada satisfação em relação à sessão, e destacam-se as fases da contemplação e ação como predominantes na motivação para a mudança. Além disso, não se verificou a existência de relação entre a perceção acerca da sessão com o Técnico de Reinserção Social e a motivação para a mudança, nem se verificaram diferenças significativas relativamente à perceção acerca da sessão com o Técnico entre estádios motivacionais. Os resultados demonstraram que à medida que o tempo de acompanhamento aumenta, diminui a perceção acerca do respeito e compreensão, do ajustamento entre pessoa e técnico, da avaliação global da sessão e a perceção geral da relação com o Técnico. Observou-se ainda que o grupo na fase motivacional da ação apresenta um tempo de acompanhamento superior ao grupo pré-contemplação/contemplação. Este estudo aprofunda o conhecimento da intervenção comunitária, apoiando a prática técnica e políticas de reinserção baseadas em evidência.
