Browsing by Author "Melo, Helena"
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- A adequação do mobiliário escolar às medidas antropométricas dos estudantes do ensino superior: Revisão sistemática da literaturaPublication . Linhares, Laurinda; Melo, Helena; Baptista, Liliana; Ferreira, ManuelaA postura corporal decorrente da atividade ocupacional é influenciada por diversos fatores indivíduais e ambientais, da qual a adequação do mobiliário é preponderante. Foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de avaliar a adequação do mobiliário escolar às medidas antropométricas dos estudantes do ensino superior. A revisão da literatura foi realizada a partir de artigos científicos obtidos por levantamento bibliográfico do período de 2010 até 2015 nas bases de dados PubMed e EBESCO, utilizando-se os seguintes descritores: postura, estudantes, mobiliário. Os artigos analisados demonstram a inadequação entre as medidas antropométricas dos estudantes e o mobiliário adotado. Desta forma, sugere-se uma adoção de políticas de gestão escolar mais amigas de uma boa ergonomia dos seus utilizadores, através da adoção de mobiliário e equipamento que permita a cada utilizador adequá-lo a si próprio. Sugere-se ainda a realização de estudos longitudinais que avaliem as vantagens do uso de equipamento adequado em contexto de ensino superior.
- Paint, Colour, and Style: The Contribution of Minerals to the Palette of the Descent from the Cross, Attributed to the Portuguese Painter Francisco João (act. 1558 1595)Publication . Melo, Helena; Cruz, António João; Sanyova, Jana; Valadas, Sara; Cardoso, AnaThe paint materials and techniques of The Descent from Cross, a panel painting attributed to the Portuguese painter Francisco João (act. 1558–1595), were investigated with a combination of visible, ultraviolet, and infrared imaging and an analysis of paint samples with microscopic, spectroscopic, and chromatographic techniques. The colour palette is composed of lead white, lead–tin yellow, minium, vermilion, ochres of different colours, umber, smalt, azurite, verdigris, charcoal black, and a variety of different-coloured red lakes made of brazilwood and cochineal. An oil-based medium was identified. The characterisation of the pigment mixtures, paint build-up, and particular paint handling techniques enabled us to determine their role in the style and formal appearance of this painting and to discuss Portuguese painting practices in the larger context of 16th-century European painting. Mineral and elemental associations or impurities in the blue pigments, as well as degradation issues affecting minium, and smalt paints were reported. In particular, the deterioration of the glass matrix in some of the smalt particles mixed in lead white paint raises special concern.