Browsing by Author "Melo, Ana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar na prática clínica de uma família na transição para a parentalidade:Publication . Ribeiro, Diliana; Melo, Ana; Choupina, Ana Rita; Pinto, Michele; Figueiredo, MariaPara uma tomada de decisão clínica fundamentada em pressupostos e princípios que regem a Enfermagem, enquanto ciência e profissão, é necessária uma avaliação e intervenção familiar alicerçada num referencial teórico de Enfermagem de Saúde Familiar. Pretendeu-se, assim, descrever a experiência da utilização do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) na prestação de cuidados a uma família na transição para a parentalidade. Foram desenvolvidas quatro consultas de enfermagem, possibilitando a colheita de dados, formulação diagnóstica, realização de intervenção e identificação dos ganhos em saúde para a família em estudo. Os dados obtidos foram documentados no sistema de informação em uso na unidade funcional dos Cuidados de Saúde Primários. A análise dos dados foi realizada tendo em conta a informação produzida, as especificidades da família, bem como os critérios e princípios definidos na matriz operativa do referencial teórico utilizado. Após a análise dos dados recolhidos de acordo com as áreas de atenção do MDAIF do sistema familiar conclui-se que se trata de uma família nuclear, de classe média alta. Apresenta conhecimento sobre papel parental não demonstrado. Foram identificados os seguintes diagnósticos de enfermagem que requerem intervenção: Papel Parental não demonstrado face aos conhecimentos sobre vacinação, desenvolvimento psicomotor da criança e ao choro da criança. As intervenções tiveram em consideração as necessidades em cuidados tendo por base as forças, recursos e competências da família. O MDAIF comprovou ser um instrumento muito profícuo para a avaliação e intervenção familiar, possibilitando a potencialização dos recursos da família alcançando ganhos em saúde familiar.
- Olhar o Jardim: A importância da observação no Ensino das Ciências no 1º CEBPublication . Melo, Ana; Varandas, AnaÉ indiscutível a importância do ensino de ciências e das atividades práticas nos dias de hoje. Desde os primeiros anos de escolaridade, o contexto educacional deve incentivar nos alunos o desenvolvimento de uma atitude científica e o interesse pela ciência, capacitando-os para resolver, no futuro, problemas do dia a dia. O presente estudo foi elaborado a partir do trabalho desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, o qual permitiu colocar em prática uma investigação-ação sobre a importância da observação na aprendizagem das ciências no 1.º CEB. O estudo destaca a observação como um método eficaz para estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos. Descreve como a observação sistemática de elementos naturais em espaços como hortas e jardins escolares pode fortalecer as capacidades de análise e investigação dos alunos, facilitando o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e o real. O estudo foi conduzido numa turma de 2º ano do 1º CEB, tendo sido implementadas atividades práticas de forma a incentivar a observação e promover a contextualização de conteúdos. Optou-se por um paradigma interpretativo, utilizando-se uma abordagem de investigação-ação, contando-se com os alunos da turma, a estagiária/investigadora e a professora titular como participantes. Os resultados mostraram que, após as atividades práticas, houve um aumento na capacidade dos alunos de identificar e descrever aspetos dos elementos naturais observados e relacioná-los mais facilmente com conteúdos abordados em sala de aula. O estudo conclui que as atividades práticas e a observação são ferramentas essenciais no ensino das ciências, promovendo a aprendizagem e promovendo a compreensão do ambiente natural.