Browsing by Author "Martins, Rita"
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- Promoção da literacia nutricional dos adolescentes em contexto escolarPublication . Martins, Rita; Bacatum, ClaudiaA prevalência de obesidade em Portugal nos adolescentes de 11, 13 e 15 anos é de 5%, tendo existido um aumento de 0.3% desde 2002 (World Health Organization [WHO], 2017). Os hábitos alimentares inadequados são o principal fator de risco tendo em conta o número total de anos de vida saudáveis perdidos (15.8%) (Direção-Geral de Saúde [DGS], 2017), consequentemente, estamos perante um grave problema de saúde pública. Tendo em consideração que existem diversos fatores que influenciam as escolhas alimentares dos adolescentes, é emergente definir estratégias e intervenções que promovam escolhas alimentares adequadas. Para concretizar este projeto, recorreu-se à metodologia do Planeamento em Saúde e foi utilizado o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender como referencial teórico de Enfermagem O presente projeto teve como principal objetivo, promover a aquisição de hábitos alimentares adequados dos alunos do 10ºano de uma escola secundária abrangida pelo plano de atividades da equipa de Saúde Escolar da UCC do ACES de Sintra. Entre setembro e outubro de 2018 foi realizado o diagnóstico de situação de uma amostra de 50 alunos. Posteriormente, entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019 foi realizada a intervenção comunitária. Após a análise dos dados obtidos, foram identificados como problemas: hábitos alimentares pouco diversificados e escolhas alimentares inadequadas. A fim de promover escolhas alimentares adequadas foram selecionadas como estratégias de intervenção a comunicação em saúde e a educação para a saúde através da realização de sessões de educação para a saúde para aquisição de conhecimentos que possibilitem mudanças de comportamento futuramente. Embora não fosse possível o reconhecimento efetivo de mudança de comportamento devido ao fator temporal, foi possível verificar a existência da melhoria de conhecimentos relativos à importância de escolhas alimentares adequadas. Neste sentido, foram atingidos os objetivos propostos.
- Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Rita; Machado, RicardoA transição entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico tem uma grande importância na primeira infância, na medida que a criança vai iniciar uma fase marcante por novos desafios de aprendizagem que é determinante para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Este deve ser um processo contínuo, integrado e harmonioso. As transições escolares são momentos marcantes na vida das crianças, das famílias e dos educadores e professores. A presente investigação centra-se na transição entre os dois primeiros ciclos de escolaridade no percurso escolar das crianças. Desta forma, procurou-se, recolher a maior informação possível sobre esta temática. Posto isto, o presente estudo tem com o objetivo perceber como são realizadas as transições na educação pré-escolar para o 1.º Ciclo do ensino básico em Portugal. Esta investigação encontra-se assente numa revisão sistemática de literatura. A opção por esta abordagem metodológica surge a fim de se proporcionar uma síntese da literatura sobre a temática escolhida de forma a identificar estudos publicados, tendo-se sido adotada a recolha de cem estudos/artigos que se enquadrassem na temática investigada. A investigação proporcionou uma reflexão sobre os respetivos contextos, envolvendo todos os parceiros educativos. Também se pode observar condições e práticas profissionais potenciadoras de uma transição bem-sucedida. Os resultados confrontam-nos, ainda, com um conjunto de interrogações, dilemas, expetativas e problemas que nos impendem de considerar que esta é uma prática adotada por todos. Concluímos que embora existam metas e objetivos ambiciosos nos documentos orientadores, e expetativas por parte dos educadores e professores, ainda não existe uma prática consolidada em todo o país.