Browsing by Author "Martins, Paulo A. Moreira"
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- Factores de sucesso e sobrevivência no sector das tecnologias de informação e comunicação: análise dos factores que em Portugal mais influência exercem sobre as empresas do sector e podem determinar o seu sucesso e sobrevivênciaPublication . Martins, Paulo A. Moreira; Carvalho, Luísa Margarida CagicaEste trabalho está subordinado aos temas do sucesso e da sobrevivência nas empresas portuguesas – mormente PME – do sector de tecnologias de informação e comunicação (TIC), e disserta sobre os seus factores mais relevantes. Os empreendimentos de alta tecnologia são vistos como elementos essenciais da economia e, portanto, da recuperação e desenvolvimento económico, facto relevante quando Portugal procura aumentar a sua competitividade absoluta e relativa, num continente europeu onde é um país periférico e, actualmente, expoente de uma crise económica e financeira, generalizada e profunda. Porém, as indústrias de TIC são caracterizadas por altos níveis de mudança e turbulência, que se traduzem em desafios e risco. Consequentemente, um estudo empírico que se baseie na experiência de sucesso e sobrevivência de tais empresas e verse sobre os factores que os fomentam, ou comprometem, pode ser valioso. O nosso modelo é sustentado pela literatura aplicável, quando propõe que são três, os grupos principais de factores – recursos; meio ambiente; e estratégia – que determinam o sucesso e a sobrevivência destas entidades e é alimentado, na sua validação, por uma amostra heterogénea e representativa da população, inquirida para esse efeito. Aplicada a técnica de análise multivariada de dados (análise dos componentes principais) ao questionário, os resultados foram globalmente consistentes e avalizaram as hipóteses ficcionadas, ou seja, efectivamente, o sucesso e a sobrevivência no sector de TIC é determinado por uma multiplicidade de factores, agrupados pela sua natureza em três conjuntos principais: recursos mobilizados; envolvente externa; e estratégia organizacional delineada e implementada. Embora o modelo se direcione a um sector específico e se aplique a empresas a actuar em Portugal, muitos dos seus aspectos podem ser replicáveis a outras realidades e contextos. Por conseguinte, o estudo tem potencial para uma ampla aplicabilidade.