Browsing by Author "Martins, Joel"
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- Projeto de um Veículo Aéreo Não Tripulado de baixo custo para ampliar as capacidades operacionais da Marinha PortuguesaPublication . Martins, Joel; Policarpo, Hugo Filipe Diniz; Afonso, Frederico José Prata Rente ReisEste trabalho surge em resposta à Diretiva Estratégica da Marinha 2018 (DEM 2018), que define como objetivo "aumentar a prontidão das unidades operacionais e o seu empenhamento no apoio à política externa", através do desenvolvimento de capacidades no âmbito dos veículos não tripulados. Numa fase inicial deste trabalho será realizado um levamento de especificações e requisitos, tendo como base as necessidades da Marinha Portuguesa, nos quais serão debatidas possíveis missões de interesse a realizar por veículos aéreos não tripulados (VANTs). Após identificar o problema do trabalho, são estabelecidas as especificações e os requisitos finais para o VANT a projetar, seguindo-se um estudo de mercado e investigação de soluções já existentes que apresentem capacidades operacionais similares. Tendo como base o conhecimento recolhido, tem início o projeto conceptual, que consiste numa análise, principalmente, qualitativa das principais características do VANT. Nesta fase são ainda debatidas várias configurações dos principais componentes do VANT (a asa, a cauda, a fuselagem, o sistema de propulsão e as superfícies de controlo), contemplando as vantagens e desvantagens, que mais se adequem às missões a desempenhar. Por fim, pretende-se aplicar um processo analítico hierárquico para selecionar a configuração final à luz das diversas vantagens e desvantagens identificadas. Uma vez definida a configuração do VANT, prossegue-se com o projeto conceptual do VANT, efetuando o dimensionamento inicial do VANT, que inclui o projeto da asa principal, dos estabilizadores horizontal e vertical, da fuselagem, do sistema de propulsão e das superfícies de controlo. Neste trabalho obteve-se o projeto conceptual de um VANT elétrico, com a envergadura de 3 m e a capacidade de transportar uma carga até 2, 5 kg (por exemplo, uma câmara do tipo gimbal para efetuar vigilância marítima durante 2 h, com um custo aproximado de 2 600 €. O VANT pode ser operado, exclusivamente, a partir de um navio, sendo lançado por uma catapulta e recolhido por uma rede.
- Projeto de um veículo aéreo não tripulado de baixo custo para ampliar as capacidades operacionais da Marinha PortuguesaPublication . Martins, Joel; Policarpo, Hugo Filipe Diniz; Afonso, Frederico José Prata Rente ReisEste trabalho surge em resposta à Diretiva Estratégica da Marinha 2018 (DEM 2018), que define como objetivo "aumentar a prontidão das unidades operacionais e o seu empenhamento no apoio à política externa", através do desenvolvimento de capacidades no âmbito dos veículos não tripulados. Numa fase inicial deste trabalho será realizado um levamento de especificações e requisitos, tendo como base as necessidades da Marinha Portuguesa, nos quais serão debatidas possíveis missões de interesse a realizar por veículos aéreos não tripulados (VANTs). Após identificar o problema do trabalho, são estabelecidas as especificações e os requisitos finais para o VANT a projetar, seguindo-se um estudo de mercado e investigação de soluções já existentes que apresentem capacidades operacionais similares. Tendo como base o conhecimento recolhido, tem início o projeto conceptual, que consiste numa análise, principalmente, qualitativa das principais características do VANT. Nesta fase são ainda debatidas várias configurações dos principais componentes do VANT (a asa, a cauda, a fuselagem, o sistema de propulsão e as superfícies de controlo), contemplando as vantagens e desvantagens, que mais se adequem às missões a desempenhar. Por fim, pretende-se aplicar um processo analítico hierárquico para selecionar a configuração final à luz das diversas vantagens e desvantagens identificadas. Uma vez definida a configuração do VANT, prossegue-se com o projeto conceptual do VANT, efetuando o dimensionamento inicial do VANT, que inclui o projeto da asa principal, dos estabilizadores horizontal e vertical, da fuselagem, do sistema de propulsão e das superfícies de controlo. Neste trabalho obteve-se o projeto conceptual de um VANT elétrico, com a envergadura de 3 m e a capacidade de transportar uma carga até 2, 5 kg (por exemplo, uma câmara do tipo gimbal para efetuar vigilância marítima durante 2 h, com um custo aproximado de 2 600 €. O VANT pode ser operado, exclusivamente, a partir de um navio, sendo lançado por uma catapulta e recolhido por uma rede.