Browsing by Author "Martins, Ana Catarina Agostinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramáticaPublication . Martins, Ana Catarina Agostinho; Roldão, CristinaO estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da Expressão Dramática”. O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências interculturais nas crianças?” A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa. Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela observação participante, com as respetivas notas de campo durante o período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante; focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio. Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da educação intercultural.