Browsing by Author "Marques , Francisco José Clara"
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- Modelo de Guarnições Múltiplas nos Navios de Patrulha Oceânica da Classe Viana do CasteloPublication . Marques , Francisco José Clara; Soares, Ivo dos SantosDerivado da conjetura de escassez de recursos humanos e materiais que a Marinha Portuguesa atravessa neste momento, surgiu a necessidade de estudar um modo de otimização na gestão dos meios, garantindo o seu empenhamento de uma forma mais eficaz e eficiente. Esta necessidade é sentida principalmente a nível da capacidade de projeção oceânica. Deste modo, foi estudada a aplicação de um conceito de Guarnições Múltiplas, aplicado à Classe Viana do Castelo, por forma a melhorar a sua disposição no Dispositivo Naval Padrão. A utilização deste conceito como solução derivou do estudo realizado em várias Marinhas com constrangimentos semelhantes. Deste estudo concluiu-se que o conceito de Guarnições Múltiplas, com diferentes adaptações, era versátil e eficaz, revelando um aumento da otimização do uso dos meios das organizações que a ele recorreram. Para estudar a aplicabilidade deste conceito, foi analisado o estado da arte relativamente às considerações feitas, experiências conduzidas e exemplos já conhecidos pelos portugueses. Foi também estudada a organização, execução e resultados deste conceito em Marinhas estrangeiras, de modo a inferir as diversas possibilidades de adaptação para o problema português. Juntamente com estes dados, foi realizada uma análise de capacidades aos navios e da organização para implementação do conceito. Analisado o estado da arte e retiradas conclusões, e através de recolha e análise de dados de diferentes estruturas da Marinha Portuguesa, foi considerado o empenhamento das unidades navais, respetivas limitações, capacidade de manutenção, e pontos fortes para implementação. Com as ilações retiradas deste estudo criaram-se três modelos de Guarnições Múltiplas adaptados às limitações da Marinha Portuguesa que serviam como estudo de impacto à mitigação destas limitações individualmente. Os três modelos criados adaptaram às necessidades da plataforma (manutenção) e aos ciclos de descanso do pessoal, uma organização em 4 guarnições, 3 guarnições e uma bordada e 8 bordadas para aplicar aos quatro navios. Estes três tipos de organização das guarnições permitiram estudar individualmente diferentes fatores apontados como limitações à aplicação de um conceito de guarnições múltiplas, que surgiram com a revisão de literatura. Deste ponto, foi possível inferir as medidas necessárias para mitigar estas limitações, convergindo estes resultados na criação de um modelo final com base nos três modelos iniciais