Browsing by Author "Marques, Goreti"
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- COVID-19 pandemic and its psychological impact among healthy Portuguese and Spanish nursing studentsPublication . Laranjeira, Carlos; Querido, Ana; Marques, Goreti; Silva, Mafalda; Simões, Daniela; Gonçalves, Luísa; Abreu-Figueiredo, Rita
- Estratégias não farmacológicas no controle da dor crónica em adolescentesPublication . Cruz, Sofia; Marques, Goreti; Silva, Sofia; Fernandes, Rita; Rocha, MónicaIntrodução: O diagnóstico de uma doença crónica tem um profundo impacto na vida do adolescente e da sua família. A dor está muitas vezes associada à doença e/ou a procedimentos inerentes a toda a sua trajetória. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve assumir a dor do adolescente como um foco importante de atenção, adotando todas as estratégias para a sua prevenção e controle. Objetivos: Identificar produção científica relativa às estratégias não farmacológicas no controle da dor crónica em adolescentes. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 364 artigos iniciais foram selecionados 8 artigos, segundo critérios previamente definidos. Constatou-se que, as estratégias do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica são essencialmente dirigidas aos adolescentes e pais, no contexto domiciliário e com recurso a tecnologias. São ainda apresentadas estratégias focadas no adolescente em contexto clínico e reforçada a influência de suporte externo, através de coachonline. Conclusão: É fundamental investir na formação dos profissionais, sensibilizando-os para a implementação de estratégias não farmacológicas no alívio da dor crónica no adolescente, assim como a necessidade de adequação das estratégias às novas tecnologias
- Estratégias para a humanização dos cuidados à criança - Intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Tomás, Sara; Silva, Sofia; Marques, Goreti; Fernandes, Rita; Barcelos, Olívia; Sousa de Freitas Barcelos, Maria Olívia; Fernandes, Rita; Marques, GoretiIntrodução: A hospitalização confere vulnerabilidade à criança e família, desencadeando sentimentos como medo e insegurança. Ambos são colocados num ambiente desconhecido com novas rotinas. Perante esta problemática, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve procurar intervir humanizando os seus cuidados, minimizando o impacto da hospitalização. Objetivos:Identificar produção científica relativa às estratégias de humanização em Enfermagem em contexto pediátrico. Metodologia:Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 240 artigos iniciais foram selecionados 16 artigos, segundo critérios previamente definidos. A maioria dos estudos referem a ludoterapia como uma das intervenções que deve ser utilizada pelo EESIP na humanização dos cuidados. O cuidado centrado na família, e a humanização das estrutura e ambientes organizacionais, são outras das intervenções mencionadas. Conclusão: Esta pesquisa evidencia as intervenções que contribuem para a humanização dos cuidados de forma a melhorar a qualidade dos cuidados e potenciar um crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças. Será importante, para isso, promover a formação dos profissionais, assumir a ludoterapia como fator preponderante, adequar estruturas e ambientes a cada etapa de desenvolvimento, sendo estes cuidados centrados nas famílias.
- Estratégias para a humanização dos cuidados à criança: intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Tomás, Sara; Silva, Sofia; Marques, Goreti; Fernandes, Rita; Barcelos, OlíviaIntrodução: A hospitalização confere vulnerabilidade à criança e família, desencadeando sentimentos como medo e insegurança. Ambos são colocados num ambiente desconhecido com novas rotinas. Perante esta problemática, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve procurar intervir humanizando os seus cuidados, minimizando o impacto da hospitalização. Objetivos: Identificar produção científica relativa às estratégias de humanização em Enfermagem em contexto pediátrico. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 240 artigos iniciais foram selecionados 16 artigos, segundo critérios previamente definidos. A maioria dos estudos referem a ludoterapia como uma das intervenções que deve ser utilizada pelo EESIP na humanização dos cuidados. O cuidado centrado na família, e a humanização das estrutura e ambientes organizacionais, são outras das intervenções mencionadas. Conclusão: Esta pesquisa evidencia as intervenções que contribuem para a humanização dos cuidados de forma a melhorar a qualidade dos cuidados e potenciar um crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças. Será importante, para isso, promover a formação dos profissionais, assumir a ludoterapia como fator preponderante, adequar estruturas e ambientes a cada etapa de desenvolvimento, sendo estes cuidados centrados nas famílias
- Identificação e referenciação da criança em situação de risco - Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Pastor, Marisa; Marques, Goreti; Silva, Sofia; Fernandes, Rita; Barcelos, Olívia; Silva Fernandes, Rita NoéliaIntrodução: Os maus-tratos a crianças/jovens constituem um problema de saúde pública com repercussões físicas e psicológicas, pelo que é fundamental sensibilizar e capacitar os enfermeiros para atuarem na sua deteção precoce, sinalização e prevenção. Objetivo: Identificar a produção científica relativa à temática da criança em situação de risco. Metodologia: Revisão integrativa da literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 243 artigos iniciais foram selecionados 13 artigos, segundo critérios previamente definidos. Identificou-se a necessidade de promoção de conhecimento relativo às tipologias dos maus-tratos a crianças/jovens, sendo esta a lacuna para uma correta referenciação. É ainda fundamental, identificar como se deve proceder ao encaminhamento, bem como a legislação em vigor sobre esta temática. Conclusão: O conhecimento relativo a esta temática e às barreiras à sua referenciação pelos profissionais de saúde é imprescindível para a correta intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica
- Identificação e referenciação da criança em situação de risco: Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Pastor, Marisa; Marques, Goreti; Silva, Sofia; Fernandes, Rita; Barcelos, OlíviaIntrodução: Os maus-tratos a crianças/jovens constituem um problema de saúde pública com repercussões físicas e psicológicas, pelo que é fundamental sensibilizar e capacitar os enfermeiros para atuarem na sua deteção precoce, sinalização e prevenção. Objetivo: Identificar a produção científica relativa à temática da criança em situação de risco. Metodologia: Revisão integrativa da literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 243 artigos iniciais foram selecionados 13 artigos, segundo critérios previamente definidos. Identificou-se a necessidade de promoção de conhecimento relativo às tipologias dos maus-tratos a crianças/jovens, sendo esta a lacuna para uma correta referenciação. É ainda fundamental, identificar como se deve proceder ao encaminhamento, bem como a legislação em vigor sobre esta temática. Conclusão: O conhecimento relativo a esta temática e às barreiras à sua referenciação pelos profissionais de saúde é imprescindível para a correta intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: Referenciação da criança em cuidados paliativosPublication . Couto, Ana; Silva, Sofia; Fernandes, Rita; Barcelos, Olívia; Marques, GoretiIntrodução: Os Cuidados Paliativos Pediátricos objetivam melhorar a qualidade de vida da criança, jovem e família, portadora de doenças crónicas complexas, limitantes ou ameaçadoras de vida. No entanto, várias são as que, mesmo com critérios, nunca chegam a ser referenciadas, e as que são, tendem a ocorrer tardiamente na trajetória da doença. Objetivos: Identificar produção científica relativa à temática da Referenciação em Cuidados Paliativos Pediátricos. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e Cochrane Central Register of Controlled Trials, disponíveis motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 231 artigos iniciais foram selecionados 13 artigos, segundo critérios previamente definidos. Verifica-se a necessidade de identificar o mais precocemente possível, as oportunidades de referenciação da criança e família para Cuidados Paliativos Pediátricos, reconhecendo os seus benefícios. As crenças e atitudes dos profissionais de saúde, e a ausência de conhecimento relativa aos Cuidados Paliativos Pediátricos, poderão ser barreiras à referenciação. Conclusão: Foi evidenciada a importância e os benefícios da precoce e adequada referenciação para Cuidados Paliativos Pediátricos, e de que forma o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica pode intervir no sentido de facilitar o processo
- Predictive Model of the Psychological WellBeing of Nursing Students During the COVID-19 LockdownPublication . Lourenço, Tânia; Reis, Ana Catarina Rodrigues da Silva; Alvarez, Enrique Jesús Sáez; Abreu-Figueiredo, R.; Charepe, Zaida; Marques, Goreti; Vieira Gonçalves, MariaIntroduction: Lockdowns due to the COVID-19 pandemic radically changed nursing education. Along with social isolation, the transition to distance education affected the well-being of students in several countries, particularly Portugal and Spain. Objectives: To identify which variables are predictors of psychological well-being for Portuguese and Spanish nursing students during mandatory lockdowns. Methods: A multicenter, cross-sectional, descriptive, correlational study involving a sample of 1075 students (944 women, mean age 22.46+/−4.95 years). Data were collected from an online questionnaire which applied the following scales: Perceived Stress Scale (α =.820); Brief COPE-14 Subscales (α =.430 < 0.930); Well-being Manifestations Measure Scale (α =.940); Herth Hope Index (α=.850). A multiple regression model was created to predict the psychological well-being of nursing students. Results: The following predictor variables were identified in the model of the psychological well-being of students during the COVID-19 pandemic: perceived stress (β=.405; p≤.001); hope (β=.404; p≤.001); and the mechanisms of active coping (β=.405; p≤.001), planning (β=.097; p≤.001), and positive reinterpretation (β=.053; p = .12). These five variables predicted 62.0% of the nursing students’ psychological well-being (R2=.620; F = 350.82; p≤.001). Conclusion: Promoting students’ mental health is essential, especially in periods of great adversity, such as a pandemic. Our results lead the way for the design and validation of an intervention program that addresses the five variables identified as predictors of students’ psychological well-being