Browsing by Author "Louro, Ana Sofia Correia"
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- Programa integrado de educação e formação: histórias de vidaPublication . Louro, Ana Sofia Correia; Panaças, LuísaO estudo realizado tem como foco o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), que se constitui como uma medida de promoção da inclusão social e favorecimento do cumprimento da escolaridade obrigatória de jovens com insucesso escolar/abandono escolar, entre os 15 e os 18 anos, conferindo uma habilitação escolar de 1.º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico. A elaboração deste estudo prende-se com o objetivo de perceber a importância que o percurso PIEF teve para os ex-alunos do programa. Para responder a esta questão de investigação ergueram-se, igualmente, questões que fundamentam a pertinência do estudo, nomeadamente: Entender o percurso escolar do aluno e a sua influência na integração do PIEF; Perceber se o aluno integrou a Educação Especial no seu percurso escolar; Identificar a perceção e expetativas iniciais sobre o PIEF; Conhecer os motivos que levaram os alunos a frequentar o PIEF; Identificar a importância da frequência do PIEF; Identificar os motivos atribuídos pelos sujeitos à conclusão/não conclusão do PIEF; Identificar as consequências percebidas da conclusão/não conclusão do PIEF; Conhecer os aspetos considerados importantes para a conclusão do PIEF com sucesso; Entender os aspetos relacionados com o ensino, considerados pertinentes para a conclusão/não conclusão do PIEF; Conhecer a opinião sobre a currículo inerente ao PIEF; Entender os aspetos relacionais dos alunos para com a restante comunidade escolar e, por fim, identificar a perceção sobre as aprendizagens adquiridas. O estudo foi realizado com seis participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos, sendo dois do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Todos os participantes são de nacionalidade portuguesa e naturais do distrito onde se desenvolveu este estudo. A realização deste estudo revestiu-se de alguma pertinência na medida em que os seus resultados indicaram algumas pistas no âmbito da prevenção do insucesso escolar e abandono escolar, assim como revelaram as perceções dos jovens sobre o Programa, indicando aspetos críticos que possam vir a promover novas metodologias promotoras da inclusão, prevenção do abandono escolar e consequente aumento dos níveis de permanência no ensino.