Browsing by Author "Lopes, Carlos Vitor Pereira"
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- Análise de um sistema de informação de segurança no setor ferroviárioPublication . Lopes, Carlos Vitor Pereira; Anunciação, PedroA presente tese foi desenvolvida na área do Controlo Automático de Velocidade dos Comboios, nomeadamente na análise da recente atualização/”Upgrade” da Unidade de Registo JUR 10201 versão UR8c para a RedBox, versão “REDBOXflex”e teve como objetivo identificar e compreender a necessidade de evolução, através da análise das vantagens em desvantagens de cada uma das unidades de registo e da respetiva contribuição para a segurança da circulação ferroviária. Esta investigação é motivada pela crescente importância dos sistemas de informação de segurança nos comboios, numa era marcada por um aumento exponencial da circulação e velocidade dos comboios. Esta nova realidade torna imperativa a necessidade de sistemas robustos e confiáveis que garantam não só a segurança das composições ferroviárias, mas também a proteção das vidas humanas e dos bens transportados. A análise é contextualizada num quadro evolutivo de desenvolvimento do sector ferroviário onde os comboios de alta velocidade emergem como alternativas competitivas à aviação comercial, beneficiando de vantagens como menor poluição e eficiência em termos de tempo e custo, especialmente em distâncias entre os 100 e os 200 km. Refira-se, a título de exemplo, o dinamismo da indústria ferroviária na China, do qual sobressai a procura do aumento da velocidade na ferrovia com segurança (comboio Fuxing e maglev), no qual se torna evidente uma tendência global de crescimento e inovação no setor ferroviário. Tendo como referência este novo quadro de desenvolvimento do sector ferroviário, pretende-se, com esta investigação, analisar como os sistemas de informação de segurança ferroviários, e os seus componentes, garantem a segurança e a eficiência das circulações de comboios atualmente. Para tal, procurar-se-á efetuar uma revisão abrangente da literatura existente e uma análise comparativa das Unidades de Registo (UR). O estudo revela que, apesar dos avanços significativos, continuam a existir desafios associados à manutenção de infraestruturas, gestão de riscos e monitorização em tempo real na ferrovia que exigem abordagens integradas para a melhoria contínua da segurança ferroviária. Esta análise procurará também evidenciar a importância da regulamentação, como o European Train Control System (ETCS), e dos avanços tecnológicos, incluindo a Internet das Coisas (IoT), na recolha e análise de dados em tempo real como fatores determinantes na segurança e eficiência da operação ferroviária. Este trabalho visa realçar ainda a evolução tecnológica das Unidade de Registo Convel e o seu impacto na segurança ferroviária, salientando a necessidade de cumprimento dos requisitos legais europeus e nacionais relacionados com a interoperabilidade e a eficiência no setor. A transição da UR8c para a REDBOXflex é apresentada como um caso de estudo, e salienta a necessidade de atualização tecnológica face à obsolescência de componentes e à procura por sistemas mais avançados que atendam às exigências regulatórias atuais. Conclui-se a dissertação com a proposta de futuros trabalhos de investigação, mais focados na recolha e análise de dados estatísticos operacionais para uma compreensão mais aprofundada da eficácia destes sistemas na promoção da segurança e eficiência ferroviária. Apenas uma análise mais profunda da importância crítica da inovação permitirá melhorar a capacidade de adaptação das instituições ferroviárias ao avanço da segurança ferroviária no século XXI. Este tema é de importância crítica, devido à necessidade de assegurar a máxima segurança no crescente e complexo tráfego ferroviário, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental e a regulamentação garante um quadro legal adequado.