Browsing by Author "LEAL, Joana Cunha"
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- A ‘ARQUITECTURA POPULAR EM PORTUGAL’. UMA LEITURA CRÍTICA. RELATÓRIO FINALPublication . MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra; LEAL, Joana CunhaRelatório final do projeto FCT A Arquitetura Popular em Portugal. Uma Leitura Crítica. 1 de Abril de 2010 – 30 de Junho de 2013
- Arquitetura Popular em Portugal. Valores expressivos: o espaço-transiçãoPublication . CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; LEAL, Joana CunhaO Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa constitui um notável levantamento gráfico e fotográfico que por si só representa um marco importante para a história da arquitectura e um registo de um Portugal que nesse momento começava a desaparecer. No projecto de investigação que temos vindo a desenvolver desde 2010, o Inquérito é tomado simultaneamente como objecto de estudo e como pretexto para uma reflexão teórica sobre a expressividade arquitectónica a partir de vectores de análise – espessura e espaço-transição – identificados por Pedro Vieira de Almeida (2010) como parâmetros em surdina, por considerar que as suas potencialidades têm sido subestimadas tanto ao nível da análise crítica e no plano da prática concreta. Assim, propusemo-nos tentar identificar o real significado expressivo da categoria espaço-transição na estruturação de uma ideia de habitar, entendendo nós por espaço-transição, um espaço intercalar que se define como sendo um espaço simultaneamente interior e exterior que conjuga uma vertente expressiva com uma vertente social, tal tem vindo a ser definido por Vieira de Almeida desde o início dos anos 60. Para garantir a objectividade da leitura a que nos propomos, foi importante poder contar com um universo de trabalho ‘estabilizado’, como é caso do das arquitecturas a que concretamente se refere o Inquérito, pelo que centramos o nosso estudo em exemplos da chamada arquitectura vernacular, mais concretamente nas estruturas de habitação rural registadas neste levantamento. Este universo de escolha tem, do nosso ponto de vista, a vantagem acrescida de deter uma expressividade arquitectónica ‘espontânea, popular, genuína, no sentido de culturalmente cândida, não dominada por ideias eruditas’. Nesta comunicação pretende-se identificar e estabelecer um primeiro nível de leitura, sempre que possível comparativa e dentro de um quadro de referência, do espaço-transição detectado nos exemplos recolhidos e registados pelos arquitectos do Inquérito em cada uma das 6 zonas de estudo. Note-se que o próprio Inquérito, na análise feita pela equipa da zona 3, considera como elementos significativos de uma certa maneira de habitar, e “porventura os elementos primaciais da Arquitectura Beirã” as varandas alpendradas frequentemente envidraçadas. Num segundo nível de leitura importa compreender de que forma o espaço-transição é entendido e apropriado no modo de habitar: pela análise do significado que os espaços assumem dentro do fogo, assim como a sua articulação e hierarquização com as funções que lhes estão associadas. Efectivamente, numa leitura da habitação assente em duas vertentes complementares: a da privacidade e a da apropriação, o espaço-transição pode ser um instrumento de liberdade do utilizador na forma de habitar. Tendo o Inquérito como universo de estudo, deparamo-nos, porém, com a impossibilidade de o tomar como um todo, na medida em que parece não ter existido uma metodologia transversal ao trabalho seguido pelas seis equipas. Desde logo, numa primeira aproximação ao material gráfico, registado em mapas tipológicos por zona, ressalta de imediato a ausência de compatibilização da sinalética empregue zona a zona o que por si só impossibilita uma análise comparada dos resultados. Foi, portanto decisivo para este trabalho, tratar e trabalhar a documentação existente, através de um processo de sistematização da informação, por etapas, que resultou em mapas-resumo mais “limpos”, que permitem ler todo o território nacional de uma forma mais integrada. É o resultado deste trabalho, no que ao espaço-transição se refere, que esta comunicação procurará apresentar.
- DOIS PARÂMETROS DE ARQUITECTURA POSTOS EM SURDINA. LEITURA CRÍTICA DO INQUÉRITO À ARQUITECTURA REGIONAL. Caderno 3Publication . MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra; LEAL, Joana CunhaEste é o terceiro volume das conclusões do projecto de investigação A Arquitectura Popular em Portugal. Uma Leitura Crítica. Nele dá-se notícia do trabalho de campo realizado e da reflexão plasmada em mapas e cartas que contribuiram decisivamente para a leitura crítica que do Inquérito foi realizada, com vista a apoiar o tipo de elementos expressivos a linguagem arquitectónica que nos tínhamos imposto analisar isto é a importância da espessura da parede na determinação do espaço interior e o significado social do espaço-transição na socialização da casa.
- Our Project: the 'Popular Architecture in Portugal' A Critical Look. Intercalar Results of a Research ProjectPublication . MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra; LEAL, Joana CunhaThe research project we are developing is centered on the critical study of Popular Architecture in Portugal volume, published in 1961 by the Architects’ Union. This subject was chosen not only for the importance of the survey on which it is based for the history of Portuguese architectural culture, but also because we consider that the critical discussion prompted by the survey maintains its relevance unaltered, now that the debates on vernacular and regionalism have re-entered the agenda of professional debates. Even so, Popular Architecture in Portugal is not being study in isolation, in and for itself. Instead, we chose to study it within a pondered framework, dialoguing with theoretical elements underlying the expressiveness of some modern architectural erudite languages. Within this framework, Pedro Vieira de Almeida (2010) brought in two complementary key analytical variants of this project. He considered them as “parameters in sordina”: Firstly, the notion of the generic importance for architectural expression of greater or lesser degree of thickness of the walls, shaping what might be called a poetics of thin walls on the one hand, and a poetics of thick walls on the other. Secondly, the notion of transition-space’s architectural expressiveness key significance. This paper aims to present the current state of our research project, bringing its core working lines and results into discussion.