Browsing by Author "Henriques, Marisa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A PARTIR DE HOJE NÃO PODEM ENTRAR NA CRECHE!Publication . Henriques, Marisa; Brito, RitaA presença da família é fundamental na Creche e a participação de todos os envolvidos na educação da criança deve ser uma das prioridades, pois através do diálogo permanente, da compreensão e reciprocidade entre ambos, é possível uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral e harmonioso da criança. A família deve estar presente sempre que possível e deve ter confiança na instituição e nos profissionais de educação que acompanham a criança diariamente. No entanto, devido à pandemia originada pelo vírus Sars-Cov 2, as Creches viram-se forçadas a condicionar a entrada das famílias, no âmbito das medidas de contingência impostas pela DGS. Igualmente, a comunicação presencial e diária migrou para o digital, ficando os contactos limitados à entrada da instituição para a receção e entrega das crianças. Neste sentido, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, o nosso trabalho tem como objetivo conhecer as estratégias criadas por algumas creches, na região de Lisboa, com o intuito de comunicar com as famílias das crianças com idade de frequência da valência de Creche, impossibilitadas de entrar na instituição educativa frequentada pelo(s) filho(s). Como se sentiram as famílias ao verem-se impedidas de entrar na creche e de participar nas atividades dos filhos? Que dinâmicas de comunicação foram implementadas pela instituição de modo a continuar a envolver as famílias no percurso de aprendizagem dos filhos e a manter a confiança destes na instituição educativa? Deste modo, desenhou-se um estudo exploratório, com uma metodologia mista, onde participaram 54 famílias, um Diretor Técnico e uma Educadora Responsável pela sala de 1 ano de uma instituição de utilidade pública, equiparada a IPSS, em Lisboa. Os resultados demonstraram que a comunicação e a confiança são conceitos que se relacionam. Mesmo com todas as restrições, as famílias continuam a manter a confiança nas instituições, entendendo as medidas adotadas como protetoras da saúde da comunidade. Também os profissionais reconhecem que a confiança se mantém, mas relembram a importância da presença das famílias nas atividades formais (e.g. reuniões) ou informais (e.g. celebrações). Ainda assim, as famílias apelam a que haja um maior investimento na comunicação digital de forma a sentirem-se presentes, ainda que num “interior virtual”
- Promoção da alimentação saudável desde do nascimento até aos 2 anos de vida: A atuação do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Henriques, Marisa; Chora, Maria AntóniaOs dois primeiros anos de vida do ser humano são certamente os momentos mais desafiadores e conquistadores que podemos presenciar. Os seus desenvolvimen-tos físicos, cognitivos e sociais remetem-se muito para a sua conquista individual apoi-ada na promoção da saúde, os seus pais/cuidadores/pessoa significativa atribuem. E tudo isto é fundamental de forma a promover, desenvolver hábitos e estilos de vida sau-dáveis que futuramente rentabilizam para uma sociedade mais saudável. Existem inú-meras recomendações da Organização Mundial de Saúde e todas elas enaltecem a importância do aleitamento materno, a introdução e a diversificação alimentar, promo-vendo uma alimentação saudável e equilibrada. Assim, os dois primeiros anos de vida fundamentais no combate da obesidade e de outras patologias relacionadas com a ali-mentação. O atual relatório, no âmbito do mestrado de enfermagem com a área de especi-alização de saúde infantil e pediátrica vem enaltecer o percurso formativo realizado ao longo do estágio final, onde apresentamos o projeto de intervenção e a sua implemen-tação, nas suas várias etapas, segundo a metodologia de trabalho de projeto, susten-tando no modelo de promoção de saúde de Nola Pender. Demonstramos também as competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pe-diátrica, de mestre em enfermagem, alicerçados nos modelos de parcerias de cuidados de Anne Casey