Browsing by Author "Guerra, Marina"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação e validação da Escala de Suporte Social Instrumental e Expressivo em idosos portuguesesPublication . Lima, Ligia; Santos, Célia; Bastos, Celeste; Martins, MM; Guerra, Marina; Costa, PatrícioObjetivo: adaptar e validar a Escala de Suporte Social Instrumental e Expressivo (IESS) em uma amostra de idosos. Método: estudo metodológico. A amostra de 964 idosos residentes em comunidade foi dividida aleatoriamente em dois grupos. O primeiro grupo foi utilizado como amostra de calibração para estudar o número de fatores subjacentes ao suporte social, pelo Método dos Eixos Principais, e o segundo grupo como amostra de validação para testar o modelo de “melhor ajuste”, por meio da Análise Fatorial Confirmatória. Resultados: a Análise Fatorial Exploratória indicou uma solução de três fatores, que foi confirmada pela Análise Fatorial Confirmatória. Os fatores foram semelhantes aos das dimensões preexistentes do instrumento original e foram denominados Sensação de controle (α = 0,900), Suporte financeiro (α = 0,802), Suporte Familiar e socioafetivo (α = 0,778). A Análise Fatorial Confirmatória mostrou um ajuste aceitável. Os índices de adequação do modelo foram satisfatórios (χ2/gl = 5,418; CFI = 0,903; NFI = 0,884; RMSEA = 0,098). A validade convergente foi confirmada por associações entre o suporte social e a adesão à medicação e o afeto positivo. A validação discriminante foi evidenciada por associação com o afeto negativo. A análise de confiabilidade mostrou valores de consistência interna elevados. Conclusão: o instrumento provou ser uma medida válida para a avaliação do suporte social em idosos.
- Adaptation and validation of the Instrumental Expressive Social Support Scale in Portuguese older individualsPublication . Lima, Ligia; Santos, Célia; Bastos, Celeste; Guerra, Marina; Martins, MM; Costa, Patrícioto adapt and validate the Instrumental Expressive Social Support Scale (IESS) in a sample of older people.
- The Psychological Adjustment of Children with Asthma: Study of Associated VariablesPublication . Lima, Ligia; Lemos, Marina; Guerra, MarinaAs part of a larger research project aimed to understand the impact of asthma in the psychological adjustment of children, this study focuses in the identification of factors associated with this process. The sample of this study consisted of 89 children, aged 8 to 12 with physician diagnosed asthma. To assess children’s adjustment, the Portuguese versions of the following instruments were used: School-age Temperament Inventory (McClowry, 1995) Schoolagers Coping Strategies Inventory (Ryan-Wenger, 1990); Pediatric Quality of Life Inventory – PedsQL (Varni, Seid & Kurtin, 2001); The Self-perception Profile for Children (Harter, 1985), Child Behavior Checklist (Achenbach,1991); Social Skills Rating System (Gresham & Elliot, 1990). The results revealed that negative reactivity predicts the level of anxiety/depression, task persistence and perceived coping efficacy predicts social skills and that self-esteem is a significant predictor of the perceived quality of life. A significant proportion of shared variance was also found what seems to confirm the existence of multi-determination in the process of adjustment. The main conclusion is that two dimensions of temperament (negative reactivity and task persistence), as well as perceived coping efficacy and self-esteem, play a significant role in influencing the psychological adjustment of children with asthma.