Browsing by Author "Guedes, Ana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tocar e mexer para aprender: A Organização do Espaço em CrechePublication . Guedes, Ana; Brito, RitaO presente trabalho final de mestrado teve como objetivo a criação de um espaço mais estimulante e propício às necessidades e interesses das crianças, numa sala de creche. A investigação procurou responder a três questões fundamentais: Qual o impacto da organização do espaço no desenvolvimento das crianças? Que estratégias podem ser implementadas para otimizar o espaço educativo? Quais são as mudanças observadas após a implementação das intervenções? Para alcançar os objetivos propostos, foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, incluindo observação direta, notas de campo, registos fotográficos e entrevistas à educadora, complementadas pelo instrumento ECERS-R (Early Childhood Environment Rating Scale-Revised). Estas ferramentas permitiram uma avaliação abrangente e detalhada dos efeitos das intervenções realizadas. As principais áreas de melhoria focaram-se na acessibilidade dos materiais, na promoção da interação social, na organização das atividades e no estímulo ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Entre os resultados mais significativos, destacam-se a melhor exposição e acessibilidade dos materiais relacionados com as crianças, a reconfiguração do mobiliário para facilitar os cuidados de rotina, brincadeiras e aprendizagens, e a adaptação do espaço às necessidades e interesses das crianças. Esta investigação revelou a importância de uma organização espacial cuidadosa e dinâmica, capaz de proporcionar experiências significativas e enriquecedoras para as crianças. A investigação não só contribuiu para a melhoria do ambiente educativo, mas também reforçou a prática pedagógica baseada na observação atenta e na adaptação constante às necessidades das crianças. Assim, este trabalho evidencia o impacto positivo que a organização do espaço pode ter no desenvolvimento das crianças, destacando a necessidade de intervenções intencionais e bem planeadas para criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz.