Browsing by Author "Gouveia, Catarina"
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- Projecto para a prevenção das consequências da inatividade e do isolamento social em jovens no contexto da Pandemia COVID-19Publication . Azevedo, Vitor Hugo; Canhoto, Tiago; Martins, Ricardo; Amaro, João; Gouveia, Joana; Gouveia, Catarina; Alves Lopes, António; Geurtsen, Meike; Wijchen, Joost vanIntrodução e Objetivos: A atividade física, é definida como qualquer movimento corporal produzido por músculo esquelético (Caspersen et al.,1985) que requer dispêndio de energia (Piggin, 2020). O contexto pandémico (COVID-19) promoveu uma diminuição da atividade física moderada a vigorosa, aumentando o sedentarismo e o isolamento social. Com o objetivo de prevenir as consequências da inatividade e do isolamento, foi criado por alunos de várias instituições internacionais o projecto QuaranTrain (quarantrain.org). Material e Métodos: Para ser incluído neste projecto, foi desenhado um programa, com o intuito de promover e guiar a prática de atividade física em casa, em 5 dimensões diferentes: flexibilidade, capacidade aeróbia, força, controlo ventilatório e técnicas de relaxamento. Foram também incluídas no programa 3 outras dimensões, entre elas: nutrição, saúde mental/autogestão emocional e recomendações da atividade física. Foi criada informação escrita e vídeos educativos que foram implementados no website internacional do projecto (quarantrain.org). No mesmo é possível ao utilizador, após a auto-avaliação determinar o seu nivel, construir o seu programa de exercício de diferentes intensidades categorizando-os por cores (verde, amarelo e vermelho). O programa foi divulgado entre os alunos da ESSAlcoitão durante o ano de 2021, tendo sido criado um questionário online para a avaliação de satisfação dos utilizadores com dimensões relacionadas com o objectivo, design/layout, conteúdos e usabilidade. Resultados: Obteve-se 32 respostas ao questionário distribuído pelos 4 anos dos cursos da ESSA (1º Ano - 18,8%, 2º Ano - 25%, 3º Ano - 43%, 4º Ano - 12,5%), onde foi reportado um grau satisfação elevado relativo ao objectivo do projecto (71%) e design/layout (71%) e moderado relativamente aos conteúdos (59%) e usabilidade (59%). Conclusões: Programas de educação são de extrema importância para a promoção de um estilo de vida saudável e na gestão da saúde de cada indivíduo. Assim a criação e implementação e utilização deste tipo de estratégias por alunos de licenciatura poderá ter interesse no contexto académico e profissional.