Browsing by Author "Gomes, Diogo"
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- A importância de um comandante de destacamento territorial na gestão de stress dos seus militaresPublication . Gomes, DiogoO presente estudo incide sobre a importância dos Sistemas de Informação na atividade diária da GNR, e nos pressupostos da sua integração. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efetua-se o enquadramento teórico em que se abordam as temáticas do stress e da liderança. A segunda parte contém o trabalho de campo, a análise seguida da discussão dos resultados obtidos, e por último, as conclusões e recomendações. Numa sociedade que diariamente se encontra em mutação, deparamo-nos com situações que podem despoletar conflitos, situações problemáticas e stress. O stress pode derivar de vários fatores, motivados por ambientes desfavoráveis, sendo que, em si, não está intrinsecamente inerente a uma determinada profissão. As organizações de índole e cariz militar, como a GNR, através da sua rígida hierarquia e avultada burocracia, podem induzir stress nos seus militares. A profissão de polícia só por si constitui um fator de stress, pelo que o papel do Cmdt enquanto líder, é preponderante no que concerne à gestão de stress. O Cmdt DTer, deve pôr em prática medidas que possam favorecer a gestão de stress dos seus militares. Assim, deve garantir um ambiente salutar, onde os seus militares se sintam parte integrante de um grupo coeso onde, essencialmente, exista um ambiente e um clima de confiança/proximidade entre o Cmdt DTer e os militares. No entanto, o Cmdt DTer, em situações que se revelam críticas, deve saber encaminhar e orientar, para as valências que a GNR disponibiliza para o efeito. Em suma, a liderança apresenta uma relevante importância no que toca à gestão de stress, pelo que o Cmdt DTer enquanto líder deve primar pelo exemplo, camaradagem, orientação, confiança e proximidade. Só assim, poderá gerir o stress dos seus militares e garantir o cumprimento da missão.
- Utilização do repertório e métodos de compositores portugueses no ensino básico e secundário de trompetePublication . Gomes, Diogo; Luís, LinaEste Relatório Final pretende explorar de que forma o Repertório e Métodos de Compositores Portugueses para Trompete está a ser utilizado no Ensino Português. Neste contexto, realizou-se um inquérito por entrevista a vários professores que lecionam o Trompete em diferentes Conservatórios de Lisboa. Através das respostas ao mesmo pretende-se inquirir se o Repertório de Compositores Portugueses abrange todas as necessidades do Ensino Básico e Secundário de Trompete. Está também contemplado neste relatório o estágio realizado no Conservatório Regional Silva Marques de Alhandra que teve a duração de 350 horas assistidas e 12 aulas dadas. São ao mesmo tempo expostos assuntos como, perfil de competências a atingir e uma análise SWOT do estagiário.