Browsing by Author "Gomes, Daniela Alexandra Serrano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As tertúlias literárias como estratégia de desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade: um projeto desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade.Publication . Gomes, Daniela Alexandra Serrano; Pinto, MarianaO presente relatório diz respeito a um Projeto de Investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta todo o processo de Intervenção Pedagógica desenvolvida num contexto com alunos do 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. A intervenção surgiu a partir de um projeto da comunidade escolar, designado Tertúlias Literárias Dialógicas (TLD), a partir das quais foi implementado um outro projeto, os Cadernos de Registos, com o intuito de alcançar um conjunto de objetivos previamente definidos e direcionados para a área curricular de português: promover hábitos e gosto pela leitura, e transversalmente, desenvolver as competências da leitura, escrita e oralidade. No referido projeto, foram utilizadas as técnicas da observação participante e análise documental, bem como o recurso a instrumentos de recolha, como fotografias, vídeos e notas de campo, que por sua vez contribuíram para complementar informações importantes para a investigação. Através da realização das tertúlias, verificou-se que os alunos recorreram à leitura da obra previamente definida, realizando e apresentando as atividades definidas no Caderno de Registos.