Browsing by Author "Godinho, Cristiana Fradigano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básicoPublication . Godinho, Cristiana Fradigano; Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo, 1969-Relatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB.