Browsing by Author "Fontes, Pedro"
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- Changes in the color and sensitivity of the tongue in adult women after COVID-19 treatmentPublication . Fontes, Luciana; Correia, Maria da Conceição; Marques, Kátia; Fontes, Pedro; Silva, Nayara; Gomes, Marília; Fernandes, Rita; Cunha, Daniele; Silva, Hilton Justino; Santos, Leonardo; Lima, NiedjeObjectives: to describe the changes in color and sensitivity of the tongue in adult women, in the period after the treatment of COVID-19 and explain the dental conduct for treatment. Case report: there was a request for dental evaluation by a public and reference University Hospital in the city of Recife, northeast of Brazil. The patient in question was a 33 years-old white female. There was a history of diagnosis and treatment for COVID-19, with antibiotic, antipyretic and medication for worms, with the complaint of much sensitivity and change in language. The physical examination showed gingivitis in the lower sextant, with spontaneous gingival bleeding and dark spots on the dorsum of the tongue, associated with increased discomfort in the region. It was observed that the patient did not receive any orientation about oral hygiene, even with the report of pain in this region. It was opted for the orientation of the hygienization, with the reinforcement of the cleanness of the tongue, cheeks with hydrogen peroxide or oxygenated water to 10 volumes and the reinforcement for the ingestion of vitamin C, beyond the control of the biofilm, for the treatment of the gingivitis in the anterior and inferior sextant. Conclusions: this report covers the control made in seven days, being the images referring to the third day after the guidelines. There was a change in the color of the tongue and sensibility, with regular ingestion of food and liquids. There was also an improvement in gingivitis, but control is necessary.
- A função transportes no Exército PortuguêsPublication . Fontes, PedroDas diversas actividades no âmbito da logística podemos encontrar os transportes como uma das funções principais, será esta função logística o objecto da nossa análise. Este trabalho recai na análise da actual gestão dos transportes praticada no Exército, exclusivamente na gestão dos transportes terrestres. Considera-se que os transportes são uma área importante, onde os recursos investidos, sejam humanos ou materiais, não podem ser desperdiçados, pelo contrário, devem ser rentabilizados através de uma gestão adequada. Para se conseguir uma melhoria da actual gestão é necessária uma análise das suas potenciais falhas existentes. Estruturalmente, o Exército dispõe de uma reserva de viaturas pronta a satisfazer as necessidades excepcionais que não possam ser contempladas pelos meios orgânicos ao dispor de uma UEO. Organicamente, a responsabilidade desta reserva está entregue à Repartição de Transportes da Direcção de Material e Transportes (RT/DMT), embora, as viaturas se encontrem fisicamente no Regimento de Transportes (RTransp). Assim, considerou-se que, para uma análise do estado da gestão dos transportes no Exército, seria relevante o estudo do RTransp e da sua relação com a DMT. Das várias fontes salienta-se que os dados recolhidos no parque de viaturas apontam para um média elevada de viaturas com mais de 10 anos, cerca de 57%, que pode traduzir-se em dificuldades na gestão diária da frota e no aumento das despesas com a manutenção, que atinge cerca de 24% do total da despesa. Por outro lado, verifica-se que praticamente não existem ferramentas de gestão que tirem partido da rede informática e da troca de dados, arrastando um procedimento longo e moroso. Para esta análise realizou-se o estudo de caso do RTransp seguindo-se a metodologia recomendada por Robert Yin (2005).
- Manutenção do sistema de controlo de tráfego marítimo do continente : relatório de atividadePublication . Fontes, Pedro; Amaral, TitoSituado no extremo sudoeste da Europa, Portugal é um país com uma relação única com o mar. São mais de 1200 Km de costa banhados pelo imenso atlântico que constitui uma das maiores zonas económico-exclusivas da Europa. Diariamente são mais de 500 navios de carga que navegam ao largo da costa continental devido à sua localização geográfica que cruza rotas entre a Europa, a áfrica e o mediterrâneo. Este imenso tráfego marítimo potencia os riscos relacionados com a segurança do homem, das embarcações e do meio ambiente. Foi por isso que surgiu o Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente, o VCTS. É um sistema dotado da mais sofisticada tecnologia, colocando o país na vanguarda dos sistemas de monitorização de tráfego com uma capacidade única de acompanhar um navio na sua viagem por toda a costa nacional. Assim, é realizado um controlo, monitorização e fiscalização de todas as embarcações até às 50 milhas da costa através de uma frente de 8 radares costeiros e 8 radares portuários espalhados por toda a costa continental portuguesa. Sistemas de localização (Radar, Radiogoniónnetro), identificação (Automatic ldentification System) e comunicação (banda VHF) equipam as torres de 30 metros que transmitem a informação para um Centro de Controlo onde é realizada uma monitorização 24h por dia, 365 dias por ano. A complexidade tecnológica dos subsistemas que compõe este sistema é extraordinária e representa um enorme desafio para quem tem que manter os seus níveis de alta disponibilidade. É neste sistema que o autor desempenha as suas funções de técnico de manutenção, com competências tão extensas que vão desde a manutenção da infraestrutura (engenharia civil), da monitorização ativa de equipamentos eletrónicos (eletrónica), da monitorização e configuração da rede de comunicações (telecomunicações) até à definição de novos interfaces para interligação com outros sistemas externos (informática).