Browsing by Author "Fonseca, Luís"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Anthropometric and body composition characterisation of competition Portuguese crossfit athletesPublication . Oliveira, João; Fonseca, Luís; Vicente, Filipa; Pereira, Paula
- Casa dos Estudantes do ImpérioPublication . Ramalho, Vítor; Maria, Adolfo; Freudenthal, Aida; Santos, Almeida; Mesquita, Ana; Filipe, António; Santos Silva, Artur; Matias, Bruno; Gomes, Carina; Veiga Pereira, Carlos; Castelo, Claúdia; Borges, David; Simango, David; Andringa, Diana; Rocha, Edmundo; Martinho, Fernando; Mourão, Fernando; Reis, Fidel; Van-Dúnem, França; Viana, Francisco; Mata, Inocência; Gabriel Silva, João; Chissano, Joaquim; de Carvalho, Joaquim; Querido, Jorge; Sampaio, Jorge; Tavares, José; Campos Ferreira, Luís; de Almeida, Luís; Fonseca, Luís; Todo-Bom, Luís; Alegre, Manuel; dos Santos Lima, Manuel; Rui, Manuel; Videira, Manuel; Calafate Ribeiro, Margarida; Eugénia Neto, Maria; Flor Pedroso, Maria; Filipe, Mário; Machungo, Mário; Traça, Mbeto; Trovoada, Miguel; Murargy, Murade; Monteiro, Óscar; Mocumbi, Pascoal; Pires, Pedro; Pepetela, -; Laranjeira, Pires; Costa, Ricardo; Mingas, Rui; Magalhães, Rute; Amaral Monteiro, Sandra; Medeiros, TomásOs textos incluídos nesta obra são transcrições das intervenções feitas pelos participantes nas diversas sessões da homenagem à Casa dos Estudantes do Império, realizadas entre 2014 e 2015. Estas intervenções foram gravadas através de meios audiovisuais e posteriormente editadas para efeitos de publicação. A presente edição segue a grafia do Acordo Ortográfico, exceto nos casos em que os autores quiseram manter a antiga grafia.
- O conceito "Joint Intelligence, Surveillance and Reconnaissance" como base conceptual para o desenvolvimento da capacidade JISR da NATO e a aplicabilidade do conceito nas Forças Armadas PortuguesasPublication . Fonseca, LuísO mundo é hoje global, mais próximo e também mais perigoso, dadas as ameaças e riscos transnacionais, multifacetados e imprevisíveis, que coexistem no seio das comunidades humanas, passíveis de irromper subitamente com inusitada violência. A NATO, a sobrevivente da última confrontação ideológica no século passado, tem provado a sua utilidade no novo contexto estratégico complexo e instável, como produtor de segurança e garante da liberdade dos seus membros. Ciente da necessidade de ajustamento da sua doutrina, estruturas e processos aos novos tempos e também para atenuar o gap tecnológico que se vem acentuado entre norte-americanos e europeus, a Aliança empreendeu um importante processo de transformação que, na prática, se tem revelado modesto e lento nos resultados. Apesar das operações em que tem participado nas últimas décadas, com reconhecido sucesso, significativas lacunas e insuficiências têm sido perceptíveis, principalmente no domínio das informações, vigilância e reconhecimento, cuja arquitectura vigente se tem mostrado incapaz de corresponder às solicitações decorrentes da actual tipologia de missões humanitárias e de paz, de evacuação de não combatentes, de estabilização, de reconstrução e de resposta a crises. Da revisão da capacidade joint intelligence, surveillance and reconnaissance (JISR) avulta um novo conceito que, através da actuação sinérgica das áreas funcionais de informações e de operações, sincroniza e integra o planeamento e a operação de todas as capacidades de pesquisa – sensores, satélites, plataformas não tripuladas, aeronaves, unidades de HUMINT (human intelligence), etc. – com a exploração, processamento e disseminação oportuna dos produtos resultantes aos destinatários, em apoio das operações correntes e futuras. Para a operacionalização do conceito, é crucial quer a ligação em rede de todos os intervenientes – decisores, sensores e sistemas de armas – explorando as vantagens da interoperabilidade e da partilha de informações, quer a satisfação de requisitos militares identificados, os quais foram traduzidos num plano de acção orientado prioritariamente para a operação NATO em curso da International Security Assistance Force (ISAF), no TO do Afeganistão. A NATO representa para Portugal a melhor opção no quadro da salvaguarda dos interesses de segurança e defesa e um factor de modernização das Forças Armadas (FFAA). Nesse sentido, impõe-se contribuir, em termos nacionais, para uma efectiva aplicação do conceito JISR no seio da Organização, bem como prosseguir na senda da adopção da sua doutrina, conceitos, procedimentos e cultura. Abstract: Today’s world is global, closer and also more dangerous, given the transnational, multifaceted and unpredictable threats and risks that coexist amongst the human communities, which can suddenly erupt with an uncommon violence. NATO, the survivor of the last ideological confrontation in the last century, has proved its utility within the new complex and unstable strategic environment as a security provider and as a guarantor of liberty for all its members. Conscious of the need to adjust its doctrine, structure and processes to the new reality, and also to lessen the technological gap between the United States and its European allies, NATO has initiated an important transformation process, although slow and modest regarding the results achieved. Despite the recognised successes of the military operations conducted by the Alliance in the last decades, significant shortages and gaps were detected, mainly in the intelligence, surveillance and reconnaissance domains. The present intelligence architecture has been unable to satisfy the requirements of the current types of humanitarian and peace operations, non-combatant evacuation operations, stabilization and reconstruction operations, as well as crisis response operations. The currently reviewed joint intelligence, surveillance and reconnaissance (JISR) capability concept emphasizes the synergic action of the intelligence and operations functions towards the synchronization and integration of the planning and the operation of all collection capabilities – such as sensors, satellites, unmanned platforms, aircraft and HUMINT teams – with the timely exploitation, processing and dissemination of the resulting products to the all users, in support of the current and future operations. For the operationalization of the JISR concept it is crucial to network all the actors involved – decision-makers, sensors and shooters – so that the interoperability and data-sharing advantages can be explored. In addition, the military requirements derived from the concept must be addressed. An action plan has been produced primarily focused on the capabilities of the current NATO ISAF operation in Afghanistan. NATO represents the best option in order to safeguard the Portuguese security and defence interests and a factor of modernization for the Portuguese Armed Forces. Therefore, it is an imperative to contribute to an effective implementation of the JISR concept within the Alliance, and also to carry on with the adoption of its doctrine, concepts, procedures and cultural values.
- Reabilitação unitária com faceta de cerâmica: Caso clínicoPublication . Antão, Maria; Amorim, Tomás; Fonseca, Luís; Mendes, José João; Azul, Ana Cristina
- Riscos percebidos pelos consumidores portugueses nas compras onlinePublication . Fonseca, Luís; Amaral, IrinaO presente trabalho visa o estudo dos riscos percebidos pelos consumidores portugueses relativamente às compras online. Tem como objetivo identificar qual os tipos de riscos percebidos no comportamento dos consumidores portugueses no e-commerce e analisar a existência de diferenças na perceção dos riscos percebidos pelo consumidor entre o género, grupos de idades e grau de escolaridade. Para o efeito, adotou-se um método quantitativo, elaborando-se um questionário com uma amostra de 182 indivíduos, metade do género feminino e a outra metade do sexo masculino. O questionário procurou avaliar a perceção pelo consumidor de oito dimensões de risco, acoplando três indicadores para cada dimensão, sendo assim, o questionário composto por vinte e quatro afirmações. Para análise de dados utilizou-se o software Sphinx e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), ferramentas que permitiram verificar que os riscos percebidos nas compras online pelo consumidor português são o risco financeiro, risco de futura oportunidade perdida, risco de tempo, físico e de satisfação. Por sua vez, no caso do risco psicológico e social, os consumidores revelaram não ter uma opinião formada sobre a presença destes dois riscos na compra online, e no risco funcional os inquiridos discordaram da associação deste tipo de risco às compras online. Relativamente aos dados demográficos apurou-se a não existência de diferenças nos dados demográficos entre o género e entre idades na perceção dos riscos. No entanto, relativamente ao grau de escolaridade existem diferenças quanto à perceção do risco físico e de satisfação, nos quais os consumidores com formação académica revelam uma maior perceção nestes riscos em relação aos consumidores com formação académica inferior.
- Solvência II – caracterização, processos de negócio, reporte e exemplo prático na área de resseguroPublication . Fonseca, Luís; Ribeiro, Nuno Valero; Malcato, LuísConsiderando a volatilidade dos mercados financeiros e os escândalos financeiros verificados num passado recente que colocaram a economia mundial numa situação crítica, foi necessário encontrar novas formas de regular as atividades financeiras tanto nos Estados Unidos da América como no espaço Europeu. Face ao cenário económico dos últimos anos, a União Europeia criou novos imperativos regulamentares de supervisão para o setor financeiro da banca e seguros a entrar oficialmente em vigor em 2016. Existe a necessidade de efetuar uma extensa e morosa análise a todos os novos requisitos de informação a fornecer para reporte, quais as metodologias de base que serão utilizadas para cálculos, quais os conceitos base que estão relacionados com a informação a fornecer e, como corolário desta mudança, planear a adaptação das Companhias de Seguros a este desafio no âmbito organizacional e de sistemas de informação. Foi desenvolvido um estudo sobre o Solvência II – um programa legislativo da União Europeia a ser implementado pelos 28 Estados Membros que introduz um regime regulamentar harmonizado em toda a União Europeia – sendo apresentados um enquadramento base sobre o tema, a identificação dos desafios que são colocados à atividade e a análise parcial de uma das áreas da atividade seguradora: o Resseguro. Reunindo e sistematizando o máximo de informação que existe sobre as atuais e futuras necessidades de reporte para dar resposta à EIOPA1 em 2016, foi criado um cenário de comparação usando um modelo típico de processos de negócio no presente na área de Resseguro duma Companhia de Seguros, e desenvolvido um novo modelo de processos de negócio centrado em dois objetivos: melhorar o tratamento da informação e automatização dos processos; gerar dados base adaptados às necessidades futuras de reporte. Após a sistematização dos processos de negócio atuais e dos processos de negócio futuros, foi gerado um exemplo de pequena dimensão para demonstrar e validar as alterações propostas.