Browsing by Author "Ferreira, Catarina de Brito"
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- Políticas e práticas de formação no contexto da indústria automóvel: um estudo de casoPublication . Ferreira, Catarina de Brito; Almeida, António JoséA sobrevivência das organizações, independentemente do sector de atividade em que se inserem, é condicionada pela capacidade de combinar o conhecimento atualizado e de o incorporar nos serviços/produtos que colocam no mercado. Deste modo, significa que investir numa empresa passa primeiro por investir e despender tempo na formação dos seus trabalhadores. Assim sendo, este estudo visa compreender as Políticas e Práticas de Formação de uma Empresa no Contexto da Indústria Automóvel. Importa compreender o envolvimento da empresa em estudo com as práticas de formação e a importância que lhes atribui. A presente dissertação parte do objetivo de compreender que políticas e práticas de formação é que são adotadas e se dão enfase à articulação entre a estratégia de negócio e a estratégia da formação. A fim de encontrar respostas ao objetivo do estudo, procurou-se caracterizar os recursos humanos da empresa, ou seja, compreender quantos trabalhadores tem, como se distribuem em termos etários, de sexo e de habilitações académicas, entre outros aspetos essências para ficar a conhecer a composição da empresa. Outro dos objetivos passou pela compreensão da estruturação e implementação do processo formativo, ou seja, pelo conhecimento do processo de diagnóstico de necessidades de formação realizado na empresa, pela análise da relação entre objetivos da política de formação e a estratégia da empresa, e ainda pela caracterização das ações de formação realizadas. Outro objetivo fundamentalqueinfluenciaemmuitoaspolíticas deformaçãodequalquerempresa,passa pelo modo de financiamento e, por fim, entender como é concebido todo o processo de avaliação da formação. Para a concretização destes objetivos realizamos um estudo de caso através do qual procedemos a uma exploração e descrição dos fenómenos, de forma a compreender e interpretar o fenómeno no seu meio natural. Da análise dos resultados foi possível verificar que a empresa em estudo tem vindo a levar a cabo um forte investimento em novas tecnologias, que estão cada vez mais presentes no mundo empresarial. Face a esse investimento a empresa tem vindo a investir no desenvolvimento dos seus recursos humanos através da formação dos seus trabalhadores, com o objetivo de se manter competitiva. Assim sendo, a Hanon tem desenvolvido a sua política de formação seguindo as etapas previstas no ciclo da formação, preocupando-se com a relação entre a estratégia do negócio e da própria formação. Os resultados obtidos evidenciam o interesse em manter uma política de formação fortemente articulada com o core business da empresa. Constatamos também a existência de uma estrutura de suporte à formação, sendo esta, segundo alguns autores, uma condição base para o comprometimento com a formação e de suporte à execução da formação.