Browsing by Author "Ferreira, Ana Cristina Matos Almiro Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção de competências socioemocionais num caso de perturbação do espectro do autismoPublication . Ferreira, Ana Cristina Matos Almiro Marques; Borges, Isabel Cristina Neves, 1970-O projeto de intervenção desenvolvido teve como principal objetivo promover competências socioemocionais junto de um aluno, que frequenta o 11º ano de Escolaridade, com Perturbação do Espectro do Autismo, enquadrando-se num estudo de caso. O trabalho desenvolvido teve como ponto de partida a identificação de fatores barreira e fatores facilitadores em diversos domínios, nomeadamente pessoal, familiar e escolar, tendo sido inventariadas questões mais relevantes, referentes aos referidos domínios. Pretendeu-se, assim, identificar o que o aluno considera que são as suas fragilidades e potencialidades, bem como auscultar o encarregado de educação, o diretor de turma e o professor de educação especial sobre as mesmas dimensões (dificuldades e potencialidades do aluno em diferentes contextos de vida). Com vista à promoção de competências socioemocionais no aluno, procurou-se delinear um plano de intervenção, tendo por referência alguma das áreas de competência do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade obrigatória (PASEO). Propusemo-nos a implementar atividades específicas para o desenvolvimento das competências socioemocionais para atingirmos os objetivos propostos. Ao longo desta intervenção, iniciámos um conjunto de atividades/sessões e criámos condições que colaboraram para a melhoria da autoestima, da socialização e da autonomia do aluno, desenvolvendo competências. Os resultados indicam que a intervenção desenvolvida junto do aluno permitiu entender que cabe à escola repensar práticas, adotar medidas mais flexíveis e assentes em princípios de inovação e de resolução de problemas, assegurando uma educação de qualidade a todos, através de um currículo apropriado e de modificações organizacionais.