Browsing by Author "Ferreira, Ana Cristina Graça"
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- Empreendedores turísticos da Região Turismo do Centro: motivações e perceções da marca territorialPublication . Ferreira, Ana Cristina Graça; Moura, Andreia Filipa Antunes, 1988-; Mira, Maria do Rosário Campos, 1963-Em virtude da crescente competitividade entre destinos turísticos, os gestores territoriais sentem a necessidade de afirmar as suas caraterísticas distintivas. O marketing territorial torna-se o novo paradigma de gestão, uma ferramenta basilar na gestão estratégica, capaz de moldar as vantagens internas competitivas. A marca territorial propicia a projeção da imagem e a identidade territorial, agregando valor ao destino turístico, fomentando uma visão comum e um sentimento de pertença. O mote passa a ser atrair turistas, mas também residentes, investidores e negócios. Para captar negócios e empreendedores é crucial conhecer as suas caraterísticas, motivações e os atributos que valorizam na região, que os impele a investir. Assim, os objetivos deste estudo passam por traçar o perfil do empreendedor turístico da Região Centro de Portugal, identificar as suas motivações, o que valorizam no território e compreender a sua perceção sobre a Marca Turismo do Centro. Para tal, desenvolveu-se um estudo transversal, de natureza exploratória, através de um inquérito autoadministrado, aos empreendedores da Região Centro. Foram recolhidas 138 respostas (N=138). O questionário foi submetido a análises de conteúdo, confiabilidade e validações, através de análise de componentes principais (ACP) e de matrizes de variância e covariância (MANOVA), visando testar diferenças nas respostas entre grupos. Os resultados indicam que ‘Recursos’ e ‘Marca territorial’ são aspetos essenciais para investir na região. Os empreendedores buscam oportunidades, através das especificidades do território, mas também realização pessoal e uma ligação à identidade do território. Os atributos mais valorizados são os ‘Experienciais’ e ‘Simbólicos’ do destino, numa simbiose entre recursos e elementos identitários.
- (Re)center business in destinations : the perspective of tourism entrepreneurs in the center of Portugal after COVID-19Publication . Moura, Andreia; Mira, Maria Do Rosário; Ferreira, Ana Cristina GraçaAfter COVID-19, local and regional stakeholders need to generate conditions that will enable them to assert themselves in a climate of insecurity. The pandemic has triggered new paradigms of competitiveness, which drive various stakeholders linked to tourist destinations to stimulate business activity, supporting their economic viability. The key issue focuses not only on appeal to tourists, but also on attracting residents and businesses. Attracting innovative businesses involves knowing the motivations of entrepreneurs and what attributes they value in tourist destinations, which drives them to invest. To answer this objective, we developed a cross-sectional study, of exploratory nature, through a self- -administered survey by questionnaire, addressed to entrepreneurs in the Central Region of Portugal. Data were collected between January and May 2021, obtaining 138 responses. The questionnaire was submitted to reliability, and validation analyses and to principal component analysis (PCA). Matrices of variance and covariance (MANOVA) were analysed, aiming to test differences in responses between groups. The results suggest that ‘Resources’ and the ‘Territorial brand’ are determining factors in the investment of new businesses or the development of existing ones. In addition, conditions that influence the entrepreneurial initiative include the match between the entrepreneur’s objectives and the characteristics of the territory, particularly the link between this and the identity of the region.