Browsing by Author "Fernandes, Fátima"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Literatura e Lusofonia 2018Publication . Rousia, Concha; Capelenguela, David; Fernandes, Fátima; Melo, Filipa; Ferreira, Hermínia Curado; Raposo, Inês Barata; Fonseca, Jorge Carlos; De Vasconcelos, José Carlos; Nascimento, Judite; Costa, Luís; Rebocho, Nuno; Beja, Olinda; Tcheka, Tony; Weimin, ZhangLiteratura e Lusofonia, colectânea dos textos apresentados ao VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, realizado na Cidade da Praia.
- Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporâneaPublication . Flores, Joaquim; Marcolin, Paolo; Milão, Susana; Fernandes, Fátima“Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação.