Browsing by Author "Fernandes, Daniela Filipa Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os eventos na promoção e comunicação da gastronomia & vinhos : o caso TAP Wine TourPublication . Fernandes, Daniela Filipa Rodrigues; Reis, João António dosOs eventos têm demonstrado a sua relevância no contexto turístico nos últimos anos. O turista moderno não viaja apenas com o objetivo de conhecer novos lugares, mas principalmente para alcançar novas vivências e experiências. Os eventos assumem-se como fundamentais neste contexto, pela sua capacidade de proporcionar uma perspetiva diferente e inovadora de um determinado destino e produto turístico. Os eventos tornaram-se, assim, uma motivação de viagem, podendo contribuir para a atração de turistas e para a sua fidelização. De modo a se conseguir alcançar o potencial dos eventos é fulcral que existam ações que permitam melhorar a imagem do destino e produto turístico, através de uma comunicação adequada. O presente estudo pretende analisar o impacto do evento TAP Wine Tour, em ambas as edições (2017 e 2019) nas regiões vinícolas visitadas, designadamente, Vinho Verde, Dão, Douro, Tejo, Península de Setúbal e Alentejo. Pretende-se perceber de que forma esta iniciativa contribuiu para a promoção do produto turístico Gastronomia & Vinhos nas regiões em análise. É dada especial relevância aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como o mesmo pode interferir na imagem de um produto turístico nos destinos, ao nível da satisfação dos visitantes, através da perceção dos inquiridos no que concerne às caraterísticas que avaliam a qualidade do evento em estudo. Além disso, pretende-se, também, compreender a importância deste tipo de eventos e o que acrescentam às regiões, de forma a poderem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se a caraterização do setor dos eventos e da sua importância no âmbito turístico, sendo desenvolvida uma investigação empírica, suportada na aplicação de instrumentos de medida para auscultar os organizadores, parceiros e participantes do evento. Este estudo permitiu concluir que o TAP Wine Tour teve um impacto positivo nas regiões analisadas, por ter possibilitado a sua promoção nacional e internacional através de diversas notícias geradas. A gastronomia e os vinhos portugueses foram comunicados de forma estratégica, alcançando os principais mercados turísticos para Portugal.