Browsing by Author "Fernandes, Carolina Dinis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desmaterialização dos Manuais Escolares: a influência do contexto socioeconómico no processo de transição digital. Estudo de CasoPublication . Fernandes, Carolina DinisA presente investigação tem como tema principal a desmaterialização dos manuais escolares e a influência do contexto socioeconómico nessa transição. Este Estudo de Caso explora a integração da Escola Básica da Trafaria na 3ª fase do Projeto-Piloto Manuais Digitais, a decorrer durante o ano letivo 2022/2023 para os 2º e 3ºciclos. Esta nova abordagem é assumida como uma inovação educativa, considerando a interação entre a tecnologia e o contexto de aprendizagem. De natureza exploratória, tem como objetivos avaliar o processo de implementação e o impacto pedagógico do Projeto-Piloto Manuais Digitais, assim como analisar a influência do contexto socioeconómico no processo de desmaterialização. São ainda objetivos a identificação das desigualdades e dificuldades originadas pela implementação do Projeto e, por fim, a identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças associadas ao processo de desmaterialização. Tendo em conta os objetivos desta investigação, utilizou-se o Estudo de Caso como metodologia e utilizaram-se instrumentos de self-report de natureza mista (instrumentos de natureza qualitativa e quantitativa), com os quais se procurou aceder às perspectivas dos alunos, professores e encarregados de educação da Escola Básica da Trafaria. Os resultados evidenciam que, embora o projeto seja viável e desempenhe um papel fundamental na modernização e otimização do processo educativo, existe uma correlação significativa entre o contexto socioeconómico dos alunos e a satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação em relação aos manuais digitais.