Browsing by Author "Fernandes, Andreia"
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- A aplicabilidade do DL 54/2018 em duas escolas de referência no domínio da visãoPublication . Fernandes, Andreia; Rasteiro, DomingosO objetivo deste relatório final é obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. O foco do estudo é compreender a aplicabilidade do Decreto-Lei 54/2018 em duas escolas de referência para o domínio da visão, uma pública e uma privada. O Decreto-Lei (DL) 54/2018 vem reforçar e expandir as medidas implementadas pelo DL 3/2008. Enquanto o DL de 2008 se focava na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, o DL 54/2018 procura abranger a diversidade dos seus alunos, promovendo respostas às suas necessidades específicas sem necessidade de um diagnóstico. Sendo este (DL 54/2018) conhecido por valorizar e conceder autonomia às instituições e profissionais envolvidos, e que as verbas e regras de admissão de uma instituição privada e pública são bastante dispares, pareceu-me relevante conhecer as estratégias, práticas e diretrizes das instituições e seus profissionais para a aplicação por parte de duas escolas de referência no domínio da deficiência visual. Deste modo, delineei, enquanto objetivos gerais do estudo a perceção da organização de ambas as instituições no processo de inclusão de crianças com deficiência visual ao nível do desenvolvimento escolar, a identificação de desafios e mais valias encontradas na aplicabilidade do DL em questão e reconhecer as diretrizes disponíveis para o trabalho de inclusão de crianças com deficiência visual em ambas as instituições e nas salas de aula das mesmas. Com a aplicação de entrevistas aos Diretores Pedagógicos do 1º Ciclo de Ensino Básico, Coordenadores da EMAEI e a um professor titular de ambas as instituições, bem como a um Encarregado de Educação de um aluno cego da turma do professor titular entrevistado, pretendo respostas quanto às perceções das práticas das instituições e dos profissionais envolvidos na aplicação do DL 54/2018. Uma vez que a investigação procura compreender o comportamento e a perceção dos indivíduos em relação à temática, esta investigação segue um paradigma humanista-interpretativo. É um estudo de caso que examina acontecimentos contemporâneos sem manipular os comportamentos dos intervenientes. É, também, uma abordagem descritiva, sendo que enfatiza o processo em prol dos resultados, permitindo uma compreensão mais ajustada da temática. As conclusões retiradas deste estudo revelam que, efetivamente, uma dicotomia entre as instituições quando se trata da implementação do DL 54/2018 vindo comprovar que as diferenças na gestão financeira e nos critérios de admissão são elementos de destaque que exercem um impacto significativo.
- As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação físicaPublication . Fernandes, Andreia; Rodriguez,, Ana CarolinaO presente relatório oferece uma visão abrangente e detalhada do percurso da estudante estagiária ao longo do estágio pedagógico. Com uma abordagem reflexiva e crítica, o documento explora todos os aspetos da Prática de Ensino Supervisionada, incluindo estratégias de planeamento, guia das aulas, avaliação, direção de turma e atividades de desporto escolar. A estrutura do relatório está dividida em quatro partes principais. A primeira seção descreve os objetivos e expetativas da formanda para o estágio, bem como o contexto e a caraterização da instituição de acolhimento, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António. É ainda destacada a caraterização das turmas acompanhadas ao longo do ano letivo. A segunda parte foca os processos de planeamento, ensino e avaliação utilizados. A terceira seção analisa os documentos orientadores da escola e relata as experiências vivenciadas nas atividades de desporto escolar, direção de turma e projetos desenvolvidos. Por fim, a quarta fase apresenta um estudo de investigação realizado na instituição de estágio, intitulado “As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física”. Este estudo teve como objetivo principal comparar as atitudes dos alunos do Ensino Básico (6º e 7º ano) e Secundário (10º ano) face à inclusão de alunos com deficiência antes e depois da implementação de uma aula com uma modalidade paradesportiva, o voleibol sentado. O estudo também investigou possíveis diferenças nas atitudes dos alunos com base em variáveis sociodemográficas, como sexo, idade e ano de escolaridade. Este relatório reflete um trabalho rigoroso e comprometido, visando aprimorar as habilidades pedagógicas da estagiária e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.
- A dança criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Andreia; Oliveira, RicardoA dança, no âmbito da Educação, encontra-se no tema da Educação Artística, do currículo nacional do Ensino Básico (ME, 2018c). Esta ainda está a ganhar o seu espaço na Educação, contudo, ainda é uma área pouco utilizada nas escolas em Portugal. Ainda assim, a Educação Artística tem vindo a assumir uma maior responsabilidade, sendo, muitas vezes, utilizada para alicerçar as outras áreas fundamentais no ensino, como o Português, a Matemática e o Estudo do Meio. Deste modo, o presente trabalho tem como intuito analisar a relação didática entre a dança e a Matemática, nomeadamente no 2.º e no 4.º ano do Ensino Básico e ainda considerar qual a importância que a Dança criativa pode ter na motivação dos alunos para aprendizagem. Com isto, apresenta-se um leque de atividades na área da dança, que abordam os conteúdos programáticos do tema da Matemática, facultando possíveis novas ferramentas e estratégias para os momentos de ensino-aprendizagem, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Para uma melhor compreensão e análise foi feito um estudo a partir do Modelo de Expetativa-Valor de Eccles e Wigfield (2002), de forma a compreender se a Dança criativa pode ser um recurso útil e motivador no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Este projeto revelou ser positivo para os alunos, uma vez que descreveram, após as sessões, a Matemática como algo “divertido”. De acordo com o modelo de Expetativa-Valor (Eccles & Widfield, 2002), a opinião dos alunos pode associar-se à motivação extrínseca investida, a partir de estímulos externos. Neste contexto, os estímulos estavam associados a uma área que os alunos estimam: a dança. Com isto, a Dança criativa pode ser, em contexto de ensino formal, uma área estimuladora que permite motivar e captar a atenção dos alunos para potenciar as aprendizagens dos conteúdos matemáticos.
