Browsing by Author "Ezequiel Armando Oliveira Domingos"
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- Intervenção psicoeducacional na adesão terapêutica da pessoa com sintomatologia depressiva: Desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem de saúde mental e psiquiátricaPublication . Ezequiel Armando Oliveira Domingos; Gonçalves, Maria LuísaAs perturbações depressivas e de ansiedade constituíram, em 2019, uma das principais causas de encargos globais em saúde, sendo a não adesão à terapêutica farmacológica um dos maiores obstáculos no tratamento das perturbações depressivas. Neste contexto, a psicoeducação consolidou-se como uma abordagem psicoterapêutica orientada para a promoção da literacia em saúde e otimização da adesão terapêutica. O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, teve como objetivo apresentar o percurso formativo realizado e evidenciar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; bem como ilustrar a aquisição de competências de mestre, através da análise crítica e reflexiva da prática profissional. Os diferentes Ensinos Clínicos proporcionaram experiências que permitiram a aquisição e o desenvolvimento de competências fundamentais. Embora todas as competências previstas tenham sido trabalhadas, a promoção da adesão terapêutica, o reforço do autocuidado e a gestão dos efeitos adversos dos tratamentos foram objeto de maior desenvolvimento, por se articularem diretamente com o projeto de autoformação e por conseguinte com título deste relatório. A realização do mesmo, no âmbito do Módulo III, assinalou o culminar deste percurso académico cuja elaboração, recorreu a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentada na evidência científica e nos referenciais normativos da profissão, nomeadamente o Regulamento nº 515/2018 da Ordem dos Enfermeiros e o referencial teórico de Hildegard Peplau. As intervenções realizadas promoveram o autoconhecimento, o desenvolvimento do juízo critico, a capacidade de tomada de decisão e otimizaram as competências técnicas e científicas, possibilitando a consolidação de uma prática baseada na evidência. Essas intervenções evidenciaram a aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto académico na prática clínica, contribuindo para a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem em saúde mental.
