Browsing by Author "Elem Oliveira, Jaciara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Internacionalização setor das Rochas Ornamentais: o caso da SolancisPublication . Elem Oliveira, Jaciara; Moreira de Carvalho, RuiO estudo analisa o desempenho da empresa Solancis, no setor das rochas ornamentais, nomeadamente a sua integração em redes de parcerias, e, o processo de evolução de inovações e de internacionalização, O setor das rochas ornamentais tem assistido, na última década, a uma mudança estrutural induzida pelas organizações manifestadas através de alterações internas (equipamentos, processos e organização) como externas (cluster). Podemos inferir, através deste estudo, que tais preocupações se consubstanciaram em projetos de promoção externa da pedra portuguesa pela via da qualidade e diferenciação. Uma crescente dinâmica de investimento em I&D, em tecnologia e ainda, em novos processos e procedimentos organizacionais nas empresas, suportados em novos modelos associativos setoriais e regionais. Assim, foi possível identificar um modelo de trabalho onde as parcerias se formalizaram (cluster) com um objetivo de criação de valor. O estudo, de teor qualitativo pretende observar os aspetos relevantes para o desempenho ao nível da competitividade, e, consequentemente da internacionalização. Num primeiro momento, foi realizada uma análise dos investimentos em I&D e em equipamentos capazes de potenciar a inovação tecnológica e de processo. De seguida, procedeu-se à análise das parcerias estratégicas da empresa e das suas contribuições, através de entrevistas (reuniões de trabalho) com o diretor geral, e principal acionista da empresa, aquando das visitas às instalações. Trata-se de uma empresa leader de mercado, onde se associa a integração vertical (12 pedreiras) e horizontal (linha de processamento e trabalho em pedra único em Portugal). É possível inferir que o desempenho positivo da empresa está associado à sua capacidade de inovar e estabelecer parcerias consubstanciadas em ganhos de competitividade e na conquista de novos mercados. E à capacidade de liderança e de visão da sua gestão.