Browsing by Author "Duarte, Neuza Isabel Figueira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O aluno criador: as tecnologias digitais como instrumento promotor de aprendizagemPublication . Duarte, Neuza Isabel Figueira; Torres, João Vítor; Rodrigues, Maria RosárioO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, tem como tema “O aluno como criador: as tecnologias digitais como instrumento promotor de aprendizagem”. Tendo como principal objetivo estudar a motivação dos alunos para trabalhar com as tecnologias digitais, com vertente educativa, e compreender quais os efeitos que as mesmas possam ter na sua aprendizagem. Para conseguir alcançar estes objetivos, tive por base a seguinte questão de investigação: “Qual o papel das tecnologias digitais na promoção das aprendizagens em diversas áreas curriculares?”. Esta investigação decorreu ao longo de dez semanas, numa turma de 4.o ano. Optei por eleger esta temática, não só por ser um tema que é do meu interesse, mas também por ser atual e ainda pelo facto de as crianças estarem cada vez mais expostas ao uso destas tecnologias. Ao longo desta investigação, recorri a diversas ferramentas/aplicações, nomeadamente: o blog, o Canva, o Padlet e o StoryJumper. Todas elas tiveram um papel fulcral no desenvolvimento do projeto. Além disso, utilizei estratégias de metodologias ativas, como o teste elaborado pelo aluno. O meu foco foi colocar o aluno no centro da sua aprendizagem, ou seja, ser o aluno a criar e a construir a sua aprendizagem, através da utilização de tecnologias digitais, suportadas, neste caso, pelo computador. Este estudo teve como base uma investigação qualitativa, mais concretamente uma investigação-ação. Utilizei diversos métodos de recolha dados, nomeadamente, (i) a recolha documental, (ii) a observação (notas de campo, registos multimédia, fotografias e/ou vídeos) e (iii) o inquérito por questionário. Para obter informação a partir dos dados recolhidos utilizei a análise de conteúdos, principalmente, e estatística. Com este estudo percebi a importância de tornarmos as nossas aulas mais apelativas e dinâmicas para os alunos, indo sempre ao encontro das evoluções que ocorrem ao nosso redor, neste caso o avanço das tecnologias e a frequência de utilização das mesmas por crianças mais jovens. Já há 20 anos, Valente (1993) diz que uma vez que o computador é tão utilizado na sociedade, as escolas devem acompanhar essa evolução e introduzi-los nas salas de aula, de modo a que as crianças aprendam através dos computadores. Em suma, realço que as tecnologias são uma ótima ferramenta de condução e de apoio das aprendizagens, tendo as mesmas diversas potencialidades, algo que foi possível verificar com o decorrer deste estudo.
