Browsing by Author "Dias, Telma"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A competência do enfermeiro especialista em enfermagem em pessoa em situação crítica como membro dinamizador na unidade cuidados intensivosPublication . Dias, Telma; Cordeiro, RaulComo elemento primordial, nos cuidados de saúde, o enfermeiro é o profissional, que por mais tempo desenvolve atividades junto do doente, tornando-o assim responsável, por desempenhar um papel fundamental na prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde, mas também o torna potencialmente veículo de transmissão das mesmas. A higienização das mãos é identificada mundialmente como uma medida básica, mas fundamental, no controle de infeções associadas aos cuidados de saúde, logo é considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infeções nos serviços de saúde. O doente crítico é um doente de alto risco, vulnerável por estar sujeito a várias técnicas invasivas, por sua vez o mesmo, é suscetível às infeções cruzadas. Com o intuito de diminuir e/ou eliminar essas mesmas infeções, cabe aos enfermeiros, a realização de momentos de observação, monitorização dos momentos de adesão às boas práticas em resultado do observado, para além do melhoramento em momentos de formação, pois a prática da enfermagem, não sendo estanque, exige ao longo do seu percurso, um processo contínuo de aprendizagem e atualização para que os cuidados sejam de excelência. Cabe ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, a responsabilidade de conceber estratégias que visem a redução das infeções que poderão ocorrer na prestação de cuidados
- Inclusão de Alunos de Baixa Visão em Turmas de Ensino Regular - as Conceções e Perceções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo de casoPublication . Dias, Telma; Machado, RicardoA educação inclusiva tem sido uma das temáticas mais abordadas nas escolas, pelos diferentes organismos da educação, entre eles os professores. A controvérsia da inclusão nas escolas passa por definir a quem ela tem direito sendo que se defende que a mesma deve abranger qualquer aluno que tenha necessidades educativas (Wilson, 2000). Entende-se que necessidade educativa é qualquer dificuldade sentida por um aluno, seja esta de carácter cognitivo, motor, visual, auditivo...ou outra. Contudo, no caso de um aluno com dificuldade ao nível visual, nomeadamente, a baixa visão, de que forma os professores estão preparados para promover a inclusão destes nas suas turmas de ensino regular? O presente estudo tem como objetivo responder à questão anterior, dando a conhecer as conceções e perceções de professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a inclusão de alunos de baixa visão em turmas de ensino regular, dando enfase às práticas pedagógicas dos professores, promotoras dessa mesma inclusão. Neste estudo, a metodologia utilizada centra-se no paradigma interpretativo, ou seja, promove uma investigação qualitativa (Ainsworth, 2013). Os participantes foram professores do 1.º ciclo do ensino básico e como instrumentos de recolha de dados foram utilizados o inquérito por questionário e a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se numa análise de conteúdo, ou seja, após a recolha de dados procedeu-se à categorização, por temas, das respostas obtidas de forma a facilitar a análise dos dados. No que respeita aos resultados observa-se que, na maioria, as conceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico vão ao encontro de diversos autores mencionados ao longo do estudo, ou seja, os professores participantes da investigação adotam (ou adotariam) uma postura positiva de forma a promover a inclusão de alunos de baixa visão, nomeadamente nas suas práticas pedagógicas, bem como no envolvimento dos vários agentes educativos participantes nas aprendizagens dos alunos de baixa visão. Assim, este estudo contribui na medida em que dá a conhecer um tema pouco explorado, no que respeita à baixa visão e surge também como forma de autorreflexão, pois é um tema que suscita algum interesse a nível pessoal.
