Browsing by Author "Cunha, Diana Catarina Pinto Borges"
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- A influência de uma estratégia de employer branding na felicidade organizacional dos clientes internosPublication . Cunha, Diana Catarina Pinto Borges; Nogueira, MafaldaO employer branding, essencialmente nas últimas décadas, começou a ser privilegiado na liderança pelos gestores de topo, pelo marketing e pelos recursos humanos, e, mais recentemente, tem sido igualmente manifestada grande importância sobre a felicidade dos clientes internos. Com efeito, os colaboradores valorizam cada vez mais um conjunto de práticas de marketing que devem ser utilizadas em prol da empresa, para garantir uma maior retenção e atração de talento e felicidade no trabalho, que se destacam numa indústria extremamente competitiva como é o caso da dos eventos. Partindo da premissa de que o capital humano é o principal capital da empresa, a presente investigação visa compreender a influência das estratégias de employer branding na felicidade dos clientes internos, através de um estudo de caso da Instituição Alfândega do Porto. Recorreu-se às técnicas de entrevistas semiestruturadas às 5 chefias e a realização de focus group aos 10 clientes internos com mais e menos anos de permanência na empresa. Através da aplicação destas técnicas, foi possível diagnosticar as perceções dos clientes da Alfândega do Porto em relação à estratégia de employer branding; compreender a perceção dos clientes internos relativamente à empresa, função e felicidade no trabalho; compreender o valor atribuído pelos clientes internos relativamente às estratégias de employer branding utilizadas na empresa, percebendo as que mais contribuem para a felicidade organizacional e, por fim, explorar o papel das estratégias de employer branding na felicidade organizacional, na perspetiva dos colaboradores internos. Tendo em conta a elevadíssima taxa de retenção de talento na empresa, é possível concluir-se que a maioria dos clientes internos se sente feliz e realizado ao trabalhar na Alfândega do Porto, sendo que os principais motores de ligação são as relações humanas duradouras e emocionais com os colegas e o desafiador projeto Alfândega de elevado valor simbólico. No entanto, existe ainda margem de progressão especialmente na comunicação, na cultura de feedback, no reconhecimento com sistemas de recompensa e na criação de espaços comuns de convívio e lazer para os colaboradores.Conclui-se, assim, que equipas felizes e unidas, trabalham mais proactivamente e melhor e que são, neste caso em concreto, o fator essencial, a goma, que une a atividade, o que resulta numa melhor qualidade de serviço prestado ao cliente final e, subsequentemente, no sucesso organizacional, com baixíssimas taxas de absentismo e de turnover, transmitindo desta forma uma imagem atraente enquanto entidade empregadora. Finalmente, foram ainda alcançadas conclusões que permitiram sugerir recomendações futuras à Alfândega do Porto.