Browsing by Author "Costa, Rui"
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- Categorização CIF de instrumentos de medida e intervenções utilizados na Fisioterapia em sujeitos com AVCPublication . Almeida, Patrícia; Pereira, Carla; Santos, Hugo; Martins, Anabela; Vital, Emanuel; Noronha, Teresinha; Costa, Rui; Jacobsohn, Lia; Castro-Caldas, AlexandreDe forma a melhor programar e obter resultados em investigação e planos de intervenção clínicos, no contexto da Fisioterapia, é necessária uma relação clara entre tipologias de intervenção, problemas a resolver, resultados esperados e instrumentos de avaliação aplicados. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) e os Core Sets já desenvolvidos são uma estrutura que facilita esta relação e organização. A aplicação das regras de correspondência entre as categorias da CIF, as intervenções e os instrumentos de medida poderão ser a forma facilitadora para este processo. O objetivo deste estudo é propor a categorização dos instrumentos de medida e intervenções da Fisioterapia, no contexto da reabilitação de sujeitos com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Quarenta e três intervenções e 65 instrumentos de medida foram categorizados em 43 categorias e códigos relacionados com o movimento, pertencentes ao Core Set para AVC, de acordo com as regras de correspondência. Foi feita uma proposta inicial de categorização e a sua validação foi feita por sete Fisioterapeutas peritos no uso da CIF e em neurologia, através do método de Delphi modificado. Os resultados demonstram que os instrumentos de medida foram categorizados num total de 243 categorias de 2.º nível da CIF: “funções” – 86; “estruturas” – 11; “atividade” – 125, e “participação” – 20. As intervenções foram categorizadas num total de 223 categorias de 2.º nível da CIF: “funções” – 97; “estruturas” – 18; “atividade” – 106, e “participação” – 2. Conclui-se que é consensual, para este painel de peritos, que são os construtos das “funções do corpo” e “atividades” que melhor expressam a caracterização dos instrumentos de medida e as intervenções realizadas no contexto da Fisioterapia a sujeitos que sofreram AVC. Esta categorização deve ser validada ao nível internacional.
- Clinical education reflective ecological model for health science majorsPublication . Mendes, Ana; Martins, Paula; Alarcão, Isabel; Melo, Elsa; Pereira, João C.; Rua, Marília; Brandão, Piedade; Costa, Rui; Sancho, LuísThe clinical education is an integral part of the Health Science majors’ curriculum programs of the University of Aveiro’s School of Health (i.e., Nursing, Physical Therapy, Radiology, Radiotherapy and Speech-Language Pathology) and aims to develop clinical competences in order to generate excellent health care professionals. The organization was based on the Ecological Model of Clinical-Reflective Training, which was characterized by inter-institutional interaction and student’s reflection on actions on a professional setting. This study encompassed two moments of clinical internships in the Nursing, Physical Therapy, Radiology and Radiotherapy majors. The Clinical Internship I provided the 123 students with a global view of the health care professional activities. The Clinical Internship II, with 119 students, developed competences of each health professional. Questionnaires with categorical scales from 1 to 5 evaluated the organization and efficiency of the two internships. The results revealed averages over 3 in all items. In conclusion, the Ecological Model of Clinical-Reflective Training was well accepted by students and clinical supervisors. Applications in the health care area were demonstrated.
- A influência dos solípedes na interacção com a populaçãoPublication . Costa, RuiEste Trabalho de Investigação Aplicada visa analisar o contributo do “patrulhamento a cavalo” para o “policiamento de proximidade”, empregue na área metropolitana de Lisboa, pelo 3º e 4º Esquadrão da Unidade de Segurança e Honras de Estado. Para a sua concretização, utilizaram-se diferentes fases e métodos de investigação, como a análise documental, e o inquérito por entrevista aos principais responsáveis por controlar, coordenar, e comandar o “patrulhamento a cavalo” na área referida anteriormente. Na primeira parte do trabalho, foi elaborado um enquadramento teórico sobre o “policiamento de proximidade”, no que toca à sua definição e técnicas usadas, e sobre o “patrulhamento a cavalo”, no que toca à sua definição, surgimento, unidade responsável, e áreas de actuação. Conclui-se que, um dos objectivos do “policiamento de proximidade”, é melhorar a qualidade de vida do cidadão, que passa por garantir o seu sentimento de segurança através da prevenção. A par disto, o patrulhamento é voltado essencialmente para a prevenção, sendo qualificado “patrulhamento a cavalo” quando faz uso do solípede. Na segunda parte do Trabalho, foi feito um inquérito por entrevista a actuais e excomandantes de Esquadrão, ao Chefe da Secção de Operações, Informações e Relações Públicas da Unidade de Segurança e Honras de Estado, ao Comandante de Grupo de Honras de Estado e ao Comandante da Unidade. No final deste trabalho concluiu-se que o “patrulhamento a cavalo” é muito vantajoso quando utilizado no “policiamento de proximidade”. Os solípedes promovem a empatia com a população, aproxima-a das Forças de Segurança. A sua utilização privilegia a visibilidade policial e a eficácia da Guarda Nacional Republicana na pro-actividade. Recomenda-se assim que seja explorado o “patrulhamento a cavalo” exclusivo da Guarda Nacional Republicana, para efectuar “policiamento de proximidade” em áreas urbanas.
- Plano de marketing: AutoTestPublication . Costa, Rui; Rodrigues, FilipeA fusão de 5 centros de inspeção automóvel levou à necessidade de criação de uma marca para corresponder da melhor forma aos desafios do mercado. A marca AutoTest foi criada com esse intuito e este documento explora as bases para a sua implementação. De facto, é elaborado um plano de marketing com o objetivo de servir como ferramenta orientadora nessa implementação. Na criação deste plano foi usada a metodologia de action research para a obtenção de dados. Na verdade, este plano de marketing apresenta 13 ações distribuídas por 5 áreas estratégicas de marketing. Através da construção deste plano, foi possível concluir que o mercado das inspeções automóveis é bastante regulado e que para estar na vanguarda desse mercado é necessário encontrar novas formas de criar valor para o cliente como uma comunicação eficaz e um serviço complementado com ações além das inspeções.