Browsing by Author "Correia, Carla Patrícia"
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- Competências especializadas em enfermagem perioperatória: O Empowerment da pessoa a vivenciar a experiência cirúrgicaPublication . Correia, Carla Patrícia; Pimenta, NoéliaO presente relatório advém da frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. Comporta as seguintes metas: evidenciar as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista; demonstrar a aquisição de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública; e ilustrar o desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica, bem como raciocínio clínico acerca das situações vivenciadas nos diferentes contextos da prática. O Ensino Clínico I “Cuidar em sala operatória” foi-me creditado pelo Conselho Técnico-Científico da escola, considerando as competências adquiridas nos vinte e um anos de labor no Bloco Operatório e Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça. A Unidade Curricular, “Estágio com Relatório”, contempla dois módulos de prática: o módulo I, que decorreu na Unidade de Hemodinâmica, cujo objetivo geral foi capacitar a pessoa e família para a gestão da experiência cirúrgica, em contexto de ambulatório; e o módulo II - Opção Clínica, desenvolvido no serviço de Cirurgia da Mama e Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Esta escolha deveu-se ao meu interesse pelo desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais no empoderamento da pessoa/família com patologia da mama a vivenciar uma experiência cirúrgica, no período perioperatório, promovendo um cuidar integral da pessoa/família. O relatório enfatiza a aquisição e o alargamento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória: cuida da pessoa em situação perioperatória e respetiva família/pessoa significativa, maximiza a segurança em contexto cirúrgico e, igualmente, da equipa pluridisciplinar, em harmonia com a consciência cirúrgica, rumo à aquisição das competências de Mestre. Recorri à metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentada na evidência científica, de modo a espelhar a aplicação de conhecimentos, a análise das situações vivenciadas, o pensamento crítico e reflexivo, assim como a experiência profissional.