Browsing by Author "Correia, Ana Sofia"
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- Efeito do diário da pessoa internada em UCI na prevenção de distúrbio de stress pós-traumático: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Correia, Ana Sofia; Ruivo, Maria Alice GoisIntrodução: A hospitalização em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) é uma experiência stressante para a pessoa internada e para a família/cuidador devido a múltiplos fatores. Muitos destes, acabam por desenvolver sintomas de Stress Pós-Traumático (SPT), que se não forem diagnosticados e tratados atempadamente, geram consequências graves no regresso ao quotidiano e na qualidade de vida. Uma estratégia empírica para prevenir o SPT é a cria- ção de uma narrativa para reconstruir o período de internamento em UCI e dar sentido às memórias desfragmentadas e delirantes. Objetivos: Avaliar se a realização do Diário da Pessoa Internada (DPI) em UCI é eficaz na prevenção do desenvolvimento de sintomas de SPT. Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com base na análise de 5 artigos, após processo de pesquisa na base de dados científica EBSCOhost, utilizando os des- critores: “Critical Care”; “Diary” e “Stress Disorders, Post Traumatic”; e aplicação de vários critérios de exclusão. Foram aplicadas as JBI Critical Appraisal Tools para avaliar a confia- bilidade, relevância e resultados dos artigos. Resultados/Conclusões: Prevenir a ocorrência de sintomas de SPT deve ser um foco de aten- ção dos profissionais de saúde de medicina intensiva. A realização do DPI em UCI é uma estratégia dinamizadora nessa área cujo benefício, a nível quantitativo, não é estatistica- mente significativo, mas que, qualitativamente, é uma estratégia muito apreciada pela Pessoa e pela família/cuidador. Para potenciar o seu efeito, este deverá estar integrado em simultâneo com outras estratégias.
- A eficácia diferencial dos suplementos na performance desportivaPublication . Correia, Ana Sofia; Romão, IsabelO consumo de suplementos é cada vez mais frequente e usual entre os praticantes de desporto, por tal, e dado que não tem sido alvo de estudos aprofundados, importa conhecer quais são os mais consumidos, a motivação que conduz os desportistas a tomarem certo tipo de suplementos e acima de tudo a perceção da eficácia real que é percepcionada pelos consumidores. Para esta dissertação apoiámo-nos na revisão bibliográfica em estudos científicos sobre suplementos e na área do marketing, baseando-nos em alguns dos “gurus” do marketing tal como Kotler, Solomon ou Malhotra, entre outros autores. Foi ainda aplicado um estudo qualitativo a duas lojas da especialidade e a uma amostra de cerca 126 praticantes de desporto e consumidores de suplementos. Determinámos que os suplementos mais consumidos pelos desportistas são a proteína, ómega 3 e vitaminas, sendo a proteína um dos suplementos de estudo desta dissertação. O perfil dos praticantes de desporto e consumidores de suplementos é maioritariamente do género masculino, na faixa etária dos 26 aos 35 anos e que recorrem a profissionais da área ou fazem pesquisa em revistas ou na internet, antes de começarem a tomar a suplementação. Os motivos que levam um desportista a consumir suplementos prendem-se com o facto de quererem aumentar o peso e/ou o volume muscular, procurando compensar uma alimentação inadequada. Por outro lado, as razões que os levam a não tomar suplementos são maioritariamente por não julgarem necessário o seu consumo, por duvidarem dos seus efeitos reais, ou dos seus componentes. A perceção da eficácia que os consumidores têm relativamente aos suplementos é a de que estes resultam, sendo o principal efeito sentido quando tomam o aumento da resistência ao treino. Contudo verifica-se que ainda existe alguma conotação negativa face à utilização de suplementos. O word of mouth é o processo de publicidade com mais impacto nesta área da suplementação e dos 8Ps do Marketing os mais relevantes para este estudo são o produto, o preço, a promoção, o local, o processo e o programa.