Browsing by Author "Cleto, Carlos Rafael Ligeiro"
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- Elaboração de Indicadores de Perceção da Segurança da Navegação Marítima na Marinha PortuguesaPublication . Cleto, Carlos Rafael Ligeiro; Conceição, Vítor Fernando Plácido da; Teodoro, Maria FilomenaA seguinte Dissertação de Mestrado surge na sequência do trabalho iniciado com a Dissertação de Mestrado de Carlos Cavaco em 2019, cujo tema foi “Segurança da Navegação - Estudo sobre a Perceção da Segurança na Condução da Navegação Marítima na MGP”, que constituiu a primeira fase do estudo, em curso, sobre a Perceção da Segurança na Condução da Navegação Marítima na Marinha Portuguesa. Na sua Dissertação de Mestrado, é sugerido que, pela importância que a Segurança tem na Marinha, o trabalho por ele iniciado motive futuras investigações no âmbito da cultura da segurança e da resiliência na navegação. Carlos Cavaco estabeleceu o quadro conceptual que suporta a perceção da segurança da navegação, identificou dimensões e fatores correlacionados e testou um questionário. Com esta dissertação pretende-se concluir a segunda fase do estudo iniciado e estudar a dimensão da resiliência na segurança da condução da navegação, revendo o questionário anterior, aplicando novo questionário e avaliando a dicotomia entre o trabalho imaginado (Work-as-Imagined) e o trabalho executado (Work-as-Done) e contribuir para caraterizar os processos resilientes e desenvolver um modelo de gestão da segurança da navegação que potencie a capacidade organizacional de adaptação, prontidão, coordenação e aprendizagem proativa. De forma a atingir estas respetivas metas, começou por se efetuar uma revisão de literatura. Em segundo lugar, definiu-se a metodologia, através de pesquisa qualitativa presente na interpretação e análise de informação. Por fim efetuou-se uma pesquisa quantitativa por intermédio de um questionário, de onde se recolheram dados, com recurso a gráficos, tabelas, estatísticas, a fim de analisar a capacidade de resiliência na condução da navegação na Marinha Portuguesa. Este foi distribuído através da plataforma SurveyMonkey, de forma a realizar-se um teste piloto. De seguida, usando o IBM SPSS Statistics 26, procedeu-se a uma análise e interpretação dos dados. Com o presente estudo pode concluir-se que a nova visão de segurança baseada na atuação proativa perante perigos, denominada de Safety-II, tendo vindo a estar cadaez mais presente no seio da organização, promovendo uma maior capacidade de resiliência. Não obstante, a tradicional perspetiva de Safety-I, continua a ter um grande impacto na condução da navegação na Marinha Portuguesa.