Browsing by Author "Campos, Marta"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A importância do facebook e da correta gestão de crises nas redes sociaisPublication . Campos, Marta; Farinha, Nuno"A comunicação é a voz da marca, meio através do qual uma marca procura estabelecer um diálogo e construir um relacionamento com o cliente" (Kotler, 2009). O presente trabalho de investigação tem como principal intuito compreender a importância das redes sociais, mais concretamente do facebook e da correta gestão de crise nas redes sociais. A Internet e as Redes Sociais trouxeram consigo novas funcionalidades que abriram um novo mundo no que respeita ao tipo de comunicação das marcas. Nos dias de hoje, as redes sociais são vistas como um instrumento inovador que ajuda as pessoas a criarem laços pessoais e verdadeiros (Holloman, 2011). Segundo Mangold e Fauls (2009), a criação de páginas ou comunidades por parte das marcas, nas redes sociais, permite aos consumidores interagirem com a marca ou com os outros consumidores sobre aspetos relacionados com a marca, assim acaba por surgir um envolvimento direto e em tempo real entre marcas e consumidores. Os cidadãos vivem rodeados de informação e as redes sociais, como o facebook, são um dos fatores que contribuem para o excesso de notícias que um cidadão recebe. Logo, o novo poder do consumidor está diretamente associado ao fácil acesso à informação. Estamos na “era das tecnologias de informação”, em que a informação é abundante, e à distância de um click é possível ter um conhecimento geral sobre quase tudo o que existe (Adolpho, 2012). Mas por vezes, a informação certa para o público nem sempre é conseguida, deste modo as empresas devem estar preparadas para a emergência de crises, para as gerir e minimizar os seus impactos.
- Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistência interna e validade de construtoPublication . Campos, Marta; Pinto, ÉliaIntrodução: A utilização de instrumentos de avaliação standartizados e validados para a população portuguesa é essencial para as boas práticas dos terapeutas ocupacionais, que utilizam a abordagem da integração sensorial. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento de avaliação, Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. Métodos: Foi utilizada uma amostra total de 202 crianças, através de uma recolha não probabilística, por conveniência, para o estudo da fidedignidade e da validade de construto do Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. A fidedignidade foi analisada através da consistência interna, recorrendo-se ao Coeficiente de Alpha de Cronbach dos itens que compõe cada dimensão e do total da escala. A validade de construto e a estrutura fatorial da escala foi estudada através de uma análise fatorial confirmatória (AFC). O tratamento estatístico dos dados foi efetuado com recurso ao programa de software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: O instrumento revelou uma forte consistência interna, com valores de alfa de Cronbach entre 0,813 e 0,914. Na AFC, nas secções sensoriais e comportamentais, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,751 CFI = 0,926, TLI = 0,909 e RMSEA = 0,092) e um ajustamento aceitável (X2/gl = 3,216); nos quadrantes, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,747 CFI = 0,928, TLI = 0,910 e RMSEA = 0,089) e um ajustamento aceitável (X2/gl = 3,071); nos fatores escolares, duas medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,719 e RMSEA = 0,093), um ajustamento aceitável (X2/gl = 3276) e dois valores aceitáveis, embora sofríveis (CFI = 0,887 e TLI = 0,861). Conclusões: Os resultados obtidos revelaram evidências que suportam a fidedignidade e a validade de construto do Perfil Sensorial 2 – Acompanhamento Escolar. Considera-se importante a continuidade do estudo das propriedades clinimétricas para que se possa concluir o processo de validação para a população portuguesa.