Browsing by Author "Batista, Pedro Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Balanced Scorecard como sistema de apoio à decisão na Escola Naval : uma proposta de melhoria em direção à eficiência organizacionalPublication . Batista, Pedro Pereira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda deO ambiente organizacional - complexo e em constante mutação - é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a globalização, avanços tecnológicos, regulamentações em constante mudança e até mesmo com acontecimentos imprevistos, tais como pandemias, conflitos armados ou crises económico-financeiras. Manifesta-se assim a necessidade de possuir métodos de gestão estratégica para as organizações que desejam monitorizar efetivamente as suas estratégias, melhorar o seu desempenho e alcançar os objetivos estratégicos a que se propõem. A Escola Naval (EN) é uma Unidade Orgânica Autónoma do Instituto Universitário Militar (IUM) que desempenha um papel fundamental na formação dos Oficiais dos quadros permanentes da Marinha Portuguesa. A missão desta instituição é abrangente, exigindo não só a oferta de uma educação de alta qualidade, mas também a necessidade de alinhar essa educação com as demandas estratégicas e operacionais da Marinha. Reconhecendo esse desafio, o estudo propõe avaliar a necessidade e viabilidade de implementar o Balanced Scorecard (BSC) como uma ferramenta de gestão estratégica para melhorar a capacidade da EN de integrar as suas estratégias educacionais, operacionais e administrativas com os seus objetivos de longo prazo. Este estudo adota uma abordagem de métodos mistos para explorar a aplicabilidade e a eficácia do BSC no contexto da EN, combinando a recolha de dados quantitativos por meio de questionários distribuídos a uma ampla gama de partes interessadas e métodos qualitativos, especificamente entrevistas semiestruturadas com os principais envolvidos nos processos de planeamento estratégico e na tomada de decisão. Os questionários foram projetados para recolher perceções sobre as práticas de gestão estratégica e o impacto potencial do BSC, enquanto as entrevistas aprofundam os desafios e oportunidades da sua implementação, oferecendo uma compreensão rica e contextualizada das necessidades da gestão estratégica na instituição.