Browsing by Author "Barbosa, Pedro Miguel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da consciência ambiental na intenção de compra de automóveis do segmento premiumPublication . Barbosa, Pedro Miguel da Silva; Gomes, SandraOs produtos premium, apesar da atual conjuntura económica mundial são cada vez mais importantes para a economia. Tendo também em consideração que a consciência ambiental está cada vez mais presente na mente do consumidor é importante perceber a sua influência no segmento premium automóvel. Visto existir neste sector uma falha de informação relativa à análise sobre a intenção de compra face à consciência ambiental, a presente investigação visa colmatar essa lacuna. Tendo por base o modelo conceptual da Teoria do Comportamento Planeado adaptado, que é o mais utilizado quando falamos de comportamento de compra ético, foi aplicado um inquérito por questionário entre 20 de Março e 24 de Abril via email através do Google Forms a 30.630 contactos (base de dados da Toyota Caetano Portugal) e da partilha do inquérito no Linkedin e no Faceboock, de onde foi possível obter uma amostra de 289 inquéritos válidos (erro amostral de 6% e intervalo de confiança de 2,62%). Desta forma, os principais resultados apontam para uma relevância da consciência ambiental na intenção de compra, com as seis hipóteses investigadas a serem validadas.