Browsing by Author "Barbosa, Maria"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A casa lúdicaPublication . Barbosa, MariaA acção de ‘habitar’ é a construção do espaço simbólico. A habitação prepondera a existência do homem. O ser humano, tanto no plano concreto como no simbólico, necessita do abrigo da casa. O seu maior bem é ter um abrigo no qual possa sonhar, refazer as suas forças. É nele que o homem cria os seus lugares mais íntimos e onde tem a segurança de estar abrigado, protegido. A casa é o lugar do espaço em que o sujeito se referencia. Nessa perspectiva, a habitação não pode ser resumida apenas a uma questão relativa às políticas públicas e sociais. A casa diz respeito à condição humana. O homem precisa do recolhimento e da intimidade da casa, mas, por outro lado, precisa também da relação com o outro. Assim, a casa e o seu entorno podem ser espaços de trocas afectivas, permitindo uma interacção satisfatória em termos de sociabilidade, em que é possível desenvolver e cultivar os valores éticos. O diálogo contínuo, resultante da interacção entre os diferentes horizontes subjectivos, abertos por experiências concretamente vividas, proporciona o espaço, a habitação. O que organiza o espaço, visando uma viabilidade do convívio, é busca da construção de um espaço especificamente humano.
- O comércio e a vivência urbana: contributos do projecto de interiores para a dinamização da Rua Miguel Bombarda no PortoPublication . Barbosa, MariaComeça hoje a despertar uma consciência social e cultural quanto à importância do papel do retalho independente de matriz tradicional e familiar nas dinâmicas e na animação urbanas. É, assim, que novos formatos comerciais começam a surgir na cidade do Porto, acentuando-se uma tendência para a emancipação do produto e da imagem nacional, funcionando o comércio não só como agente de troca de bens e serviços, mas também como meio de promoção e exaltação da imagem nacional, num período em que precisamos de nos (re)conhecer. O designer de interiores, associado à prática do retail design, participa na construção de uma tipologia comercial ligada à tradição, reinventando- a e transpondo-a para um contexto urbano e contemporâneo. O presente projecto parte de um estudo de caso, que procura analisar e revitalizar a Mercearia Loja Nova de Francisco Fernandes, situada na rua Miguel Bombarda, no Porto, visando compreender a relação do comércio retalhista com as dinâmicas da rua e, através do design de interiores, responder às necessidades do espaço, do consumidor e do trabalhador, na demanda da optimização das relações interior/exterior num sentido de continuidade.