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- Design das “espumas”: imagem e espaço num Porto comumPublication . Magalhães, FranciscoNum tempo em que a imagem veicula, aparentemente, um ritmo de consumo excessivo e desgovernado, a cultura contemporânea parece abraçar esta velocidade convulsa sem nunca a contestar. Através de formas de dominação e de fragmentação espacial, a capacidade de colaboração potenciada pelas alterações sociais e tecnológicas introduzidas pelos últimos dois séculos tem sido, em muitos casos, totalmente subvertida. O espaço urbano, que se teria transformado numa entidade permeável, flexível e mutável (o “espaço espumoso”), continua hoje a apresentar-se excessivamente compartimentado e estratificado. Ainda assim, as últimas décadas do século XX terão sido responsáveis por tornar as formas de dominação e estratificação cada vez mais evidentes, conferindo à nossa reflexão um carácter de urgência e pertinência que é exemplificado através da análise do caso portuense. O conceito de “espaço comum” apresenta-se como uma modalidade do “espaço espumoso” que pretende aproveitar essa herança deixada pelo final do século XX para contrariar a continuada oposição entre espaço público e espaço privado. Deste modo, o design(er) parece hoje ter a capacidade de trabalhar no seio das lógicas que dividem o espaço e a cultura contemporânea tendo como finalidade contrariá-las e contrapô-las. Este comportamento poderá suportar-se largamente na imagem, fundamentalmente nas suas propriedades narrativas, expondo-a no “espaço comum” como ferramenta emancipadora que permita e fomente uma maior implicação do design(er) no contexto local.
- Carimbos didáticos portugueses / criação Agatha 1970 - 1996Publication . Seiça, JoanaO tema deste projeto de mestrado é carimbos didáticos produzidos em Portugal, entre 1979 e 1996. O projeto pretende catalogar o objeto de estudo sob a forma de livro. Os carimbos didáticos foram fabricados pela empresa Portuguesa ‘Criações Agatha’, e foram produzidos como material auxiliar para o ensino escolar numa época em que o Ensino Português apresentava grandes lacunas em termos de recursos de materiais visuais com fim educacional. Durante a década de 1980, este material começou a perder a sua importância e utilidade, devido ao aparecimento de novas tecnologias informáticas. A compilação de carimbos apresentada neste trabalho foi adquirida através de contatos junto de professoras, escolas e leilões. A gradual obsolescência dos carimbos tornou eminente o seu esquecimento em gerações vindouras. O objetivo deste estudo consiste na elaboração de um arquivo que, atualmente, conta com mil cento e quarenta e seis carimbos didáticos, contribuindo assim para o enriquecimento do património das artes gráficas em Portugal.
- Desenvolvimento de guitarras eléctricas em polímeros reforçados a fibra de carbonoPublication . Gonçalves, EduardoEste trabalho consiste num relatório de estágio, iniciado em Novembro de 2009, e que teve a duração de um ano para efeitos de conclusão do Mestrado em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos. O estágio foi efectuado na empresa IDEIA.M, localizada no Porto, cuja actividade principal consiste no desenvolvimento de produtos em materiais compósitos. Um dos projectos internos da empresa consiste no lançamento de uma marca de guitarras eléctricas construídas em polímeros reforçados a fibra de carbono. Este trabalho, descrito sob a forma de relatório de estágio, tem como objectivo documentar o desenvolvimento de dois modelos de guitarra e de uma mala para transporte, explorando não só as suas diferentes fases de projecto, mas também a descrição das dificuldades do processo de design e o acompanhamento da sua produção desde a fase de prototipagem até ao produto final.
- O design social e as campanhas publicitárias - um projecto sobre a comunicação do Cancro da Mama e o peito femininoPublication . Barros, MarianaO presente projecto centra-se no mapeamento de campanhas publicitárias dirigidas ao Cancro da Mama entre o ano 1999 e o ano 2011, em Portugal e no estrangeiro, com o objectivo de se obter uma visão alargada sobre quais os tipos de abordagens utilizadas na comunicação desta temática, e desta forma ser possível analisar as diferenças e as semelhanças existentes. Esta investigação tem assim como intenção ser um contributo no que diz respeito à possibilidade de resolver através do Design um problema de comunicação visual e ao mesmo tempo social, e ser uma reunião de conhecimentos sobre a comunicação deste tema podendo ajudar, bem como ser uma fonte de referência para outros designers em trabalhos futuros. Sendo assim, reconhece-se o presente projecto de investigação como sendo o resultado de uma pesquisa teórico-prática seguida da construção de um site com os resultados dessa mesma investigação.
- Prática de projecto integrada em estúdio de designPublication . Cristina, AnaA realização do Relatório de Estágio, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação e Multimédia da Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos (ESAD – Matosinhos), tem por base a descrição dos acontecimentos e actividade profissional desenvolvida durante o período de Estágio em colaboração com o Estúdio Gutierrez y Ortega sediado em Valência – Espanha, assim como a actividade projectual realizada pela frequência de unidades curriculares (UCs) na Escola d’Art i Superior de Disseny de València (EASD – València), que garantiu a creditação necessária para a execução do grau de Mestre. Este documento pretende ser detalhado, garantindo um entendimento dos projectos em que estive envolvida no decorrer do estágio, elaborando uma análise crítica face ao mesmo. No processo vão ser apresentados projectos compreendidos nos núcleos criativos de Design Gráfico, Editorial, Tipografia, Poster, Identidade Corporativa, Web e Embalagem. O Estágio teve como objectivo implementar a prática projectual e a aplicação dos conhecimentos teóricos envolventes a essa prática a situações de ambiente real de projecto em contexto empresarial. Neste sentido, possibilitou também adquirir experiência organizacional e profissional, tendo a oportunidade de fazê-lo numa realidade cultural diferente que permitiu o contacto e assimilação de uma nova cultura de projecto.
- Estudo da interactividade em livrosPublication . Silva, VascoO objectivo deste projecto consistiu no estudo da interacção entre leitor e livro. Para isto, foi realizada uma série de estudos sob a forma de jogos visuais ou sensoriais, influenciados pelo movimento futurista do início do século XX, livros de artista e pelo conceito de prosa visual. Estudos de tipografia e ilustração também foram realizados. Estes elementos combinados, resultaram numa proposta de modelo para preencher uma lacuna do editorial, que é já bastante explorada em formato digital. Este estudo contribuiu para a exploração da relação recíproca entre livro e leitor e das sensações desta decorrentes, de forma a tornar o formato impresso mais atractivo num contexto onde a veiculação da informação é feita cada vez mais em ecrã.
- Interações projetuais entre o design de interiores e o design de moda: projecto integrado do Atelier Filipa TérrioPublication . Silva, RitaA relação entre arquitetura e design de moda é um tema que, nos últimos anos, tem sido considerado por alguns profissionais e estudiosos destas áreas. Ao nível projetual, tem-se verificado, em ambas as disciplinas a capacidade de adaptação e o intercâmbio de novos métodos e materiais, resultantes da proximidade criativa e da intenção primária que as caracteriza: a relação do corpo com elementos que o protegem. Sendo a arquitetura uma disciplina intimamente ligada ao design de interiores, propõe-se, neste projeto de design de interiores, uma abordagem ao espaço interior de um edifício situado na rua Galeria de Paris, na cidade do Porto, tendo por base características projetuais do design de moda. Desenvolve-se um projeto integrado para uma jovem designer de moda, Filipa Térrio, que procura dar resposta às suas necessidades, quer na vertente pessoal quer nas vertentes projetual e comercial, de que resulta a criação de uma habitação, de um atelier e de um ponto de venda num único edifício.
- A casa lúdicaPublication . Barbosa, MariaA acção de ‘habitar’ é a construção do espaço simbólico. A habitação prepondera a existência do homem. O ser humano, tanto no plano concreto como no simbólico, necessita do abrigo da casa. O seu maior bem é ter um abrigo no qual possa sonhar, refazer as suas forças. É nele que o homem cria os seus lugares mais íntimos e onde tem a segurança de estar abrigado, protegido. A casa é o lugar do espaço em que o sujeito se referencia. Nessa perspectiva, a habitação não pode ser resumida apenas a uma questão relativa às políticas públicas e sociais. A casa diz respeito à condição humana. O homem precisa do recolhimento e da intimidade da casa, mas, por outro lado, precisa também da relação com o outro. Assim, a casa e o seu entorno podem ser espaços de trocas afectivas, permitindo uma interacção satisfatória em termos de sociabilidade, em que é possível desenvolver e cultivar os valores éticos. O diálogo contínuo, resultante da interacção entre os diferentes horizontes subjectivos, abertos por experiências concretamente vividas, proporciona o espaço, a habitação. O que organiza o espaço, visando uma viabilidade do convívio, é busca da construção de um espaço especificamente humano.
