Browsing by Author "Baptista, João António Ramos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas artísticas na inclusão de estudantes dos países de língua oficial portuguesa: um estudo de caso no IPSPublication . Baptista, João António Ramos; Pires, Ana Luísa OliveiraO presente estudo denomina-se “Práticas artísticas e culturais para a inclusão de estudantes provenientes dos Países de Língua Oficial Portuguesa – um estudo de caso no Instituto Politécnico de Setúbal” e teve como objetivo geral entender se as práticas artísticas e as práticas culturais podem contribuir para a inclusão de estudantes dos Países de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior, entre outras ações relevantes. Assente numa metodologia de estudo de caso, a investigação centrou-se num percurso etápico: a pesquisa bibliográfica sobre a temática do estudo e a fundamentação teórica da metodologia da investigação; o planeamento e execução de procedimentos e técnicas de investigação; a realização de entrevistas exploratórias a informadores chave; a conceção das técnicas de recolha e tratamento de informação; a aplicação das técnicas, com divulgação do inquérito e convites aos informadores chave para realização de entrevistas; a análise da informação recolhida; e a elaboração do relatório de dissertação. Salientam-se dos resultados do estudo os constrangimentos específicos com que os estudantes PLOP se deparam, em comparação com os restantes estudantes do ensino superior, e a existência de medidas desenvolvidas pelo Estado Português, pelas IES, entre os quais o IPS, que se dirigem aos problemas e às dificuldades sentidas pelos estudantes. Constatou-se que existe necessidade de implementação de outras medidas, quer pela crescente procura que existe nos Cursos do IPS (tendência também generalizada a nível nacional nas instituições de ensino superior portuguesas) quer pelas características intrínsecas que estes estudantes apresentam. Foi salientada, dentre outras práticas, a importância das práticas artísticas e culturais para a inclusão, como tendo um papel de promoção da interculturalidade, facilitador da divulgação de atividades e serviços da comunidade educativa e da comunidade local, e como catalisador de aproximação cultural e das dinâmicas interpessoais, entre pares, pessoal docente e trabalhadores
