Browsing by Author "Ana Isabel Moreira de Passos Borges da Silva"
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- Caracterização do cliente potencial - empresas de respostas sociais aos novos reformadosPublication . Ana Isabel Moreira de Passos Borges da Silva; Ana Pinto BorgesA população portuguesa vivencia o fenómeno atual de envelhecimento demográfico mundial. Observa-se que os idosos são mais ativos, reformando-se na plenitude das suas capacidades físicas e mentais. Estes demonstram ter novas expetativas de vida o que, possivelmente, leva à criação de um novo nicho de mercado. Como tal, o objetivo desta dissertação é conhecer os novos reformados, o seu processo de envelhecimento bem-sucedido e salientar os seus desejos e motivações para se definir um conjunto de os serviços necessários de uma empresa de apoio gerontológico socialmente proactiva. O presente estudo é concebido com uma metodologia de investigação quantitativa em que os dados empíricos são recolhidos através da realização de um inquérito por questionário a reformados com mais de 60 anos de idade, residentes no Grande Porto, manifestamente ativos. Os dados são analisados através de métodos estatísticos e inferenciais. A amostra considerada é constituída por 384 indivíduos, 232 do sexo feminino e 152 do sexo masculino. Em média, os indivíduos que compõem a amostra têm 70 anos de idade, são casados e auferem reformas até 1.000€. Em geral, realizam atividades quotidianas sedentárias mas são socialmente ativos e consideram que a sua saúde é razoável e boa, o que leva a que as autoavaliações mais frequentes correspondam a um envelhecimento bem-sucedido. Para além disso, cerca de um terço dos inquiridos requerem algum tipo de apoio na realização de atividades de organização do seu diaa-dia, refletindo-se em possíveis serviços de acompanhamento médico, administração do quotidiano, procedimentos legais e tributários e seleção de uma agenda social ativa. Conclui-se, assim, que as potencialidades dos novos reformados enquanto clientes se centram no desenvolvimento de serviços inovadores para manutenção da sua autonomia e em serviços de apoio burocrático para a organização do seu quotidiano.