Browsing by Author "Almeida, Fernando"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Conceção de um plano digital de atividades para a escola superior de ciência e tecnologiaPublication . Queirós, André; Almeida, FernandoEste artigo apresenta uma plataforma web construída para o diretor e respetiva equipa de coordenadores da Escola Superior de Ciências e Tecnologia. Esta plataforma é o resultado do processo usado anteriormente na gestão do plano de atividades, tendo por base um documento Word que passa para um novo processo que permite aos utilizadores consultar, inserir e editar o plano de atividades de um ano letivo, através de uma plataforma digital. Este estudo apresenta ainda os métodos e escolhas tomadas ao longo do processo de desenvolvimento, e a respetiva arquitetura do sistema.
- Event monitoring in a small and business enterprisePublication . Quaresma, Nuno; Almeida, Fernando; Miranda, Vasco; Baixinha, AntónioThis paper presents an overview of the role and responsibilities of the system administrator, focusing on the need to monitor its technological infrastructure. The informatics infrastructure monitoring is, nowadays without a doubt, one of the main key points in business support. Large enterprises are no longer the only ones to feel the need to use these monitoring tools, but small and medium-sized enterprises, which also have IT environments of an increasing complexity, feel such a need. This results directly from the operation of how the business is supported on IT platforms as support for people and processes. When a system, which is vital to the organization, fails either at the hardware or software level, compromises the operating capacity and consequently the business continuity. Having this always in mind, it is extremely important to adopt monitoring systems that proactively or reactively, reduce the overall time of breaks caused by failures. A monitoring system is the way to ensure confidence in all components and the operational readiness of IT infrastructure.
- Formação de Navegadores na Força Aérea PortuguesaPublication . Almeida, FernandoEste trabalho tem como objectivo identificar as necessidades da Força Aérea Portuguesa (FAP) no que diz respeito à formação de oficiais navegadores. Apresenta-se a situação actual na FAP em relação às aeronaves cujas tripulações integram um militar com esta especialidade. São analisadas as funções desempenhadas em voo e a formação ministrada para esse fim. De igual modo é analisada a necessidade da FAP dispor da capacidade própria e faz-se uma avaliação das escolas de formação que existem em outros países com os custos inerentes a esta solução. Identifica-se que a contratação externa da formação apresenta mais valias evidentes e deve ser considerada nomeadamente para navegadores instrutores. Quanto à formação interna concluiu-se que a mesma tem de ser exclusiva, devendo-se prever a afectação dos recursos necessários para esse fim. No final, apresentam-se algumas recomendações para a reestruturação do curso de formação de navegadores que se encontra em curso. Abstract: The purpose of this document is to identify the needs of the Portuguese Air Force (FAP) in regard to the education of officers designated as navigators. The current situation within the FAP is presented, describing the type of aircraft that include navigators in their crews Their specific crew duties are analyzed as well as the education process. As follow up, it becomes necessary to identify whether the FAP needs to have its own capacity to educate navigators and an evaluation of foreign navigator schools is made, including the associated costs. The solution of providing navigator education at foreign schools showed to be an advantage, essentially in regard to the education of navigator instructors. In regard to the solution of the FAP to provide its own navigator education, the conclusion shows that it has to be an exclusive activity and the appropriate resources must be made available. At the end of this resource, some recommendations are presented in order to contribute to the review in progress, of the education course to graduate navigators.
- Género, multiculturalidade, cidadaniaPublication . Souta, Luís; Marques, Regina; Almeida, Fernando; Palma, Albertina; Henriques, Fernanda
- História e desenvolvimento localPublication . Almeida, Fernando
- Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superiorPublication . Pinto, Jorge; Costa, Ana Luísa; Almeida, Fernando; Saraiva, Maria Leonor da Graça; Rodrigues, Maria RosárioA democratização do acesso ao ensino superior trouxe associado um fenómeno de heterogeneidade dos estudantes deste nível de ensino. Atualmente, a aprendizagem é entendida como um processo que exige a participação do estudante e a do professor, sustentada pela forma como este organiza o ensino. Assim, a melhoria da qualidade da formação científica e profissional passa fundamentalmente pelo trabalho pedagógico desenvolvido nos diversos contextos de formação. Na perspetiva de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, o IPS iniciou um projeto de formação cujo objetivo foi qualificar os seus docentes com vista à melhoria de diversos aspetos das práticas pedagógicas. A formação integrou quatro módulos, focando metodologias de trabalho, construção de instrumentos digitais e estratégias de avaliação. A avaliação dos formandos realizou-se com base numa reflexão final individual sobre o “apreendido”. A avaliação da formação decorreu no final através de uma conversa informal entre formadores e formandos e da aplicação de um questionário destinado a recolher dados para apreciar o valor atribuído pelos formandos, relativamente às componentes de trabalho. Numa análise prévia aos dados recolhidos, em 7 dos 8 parâmetros em apreciação, as respostas foram francamente satisfatórias o que aponta para o interesse e utilidade desta iniciativa.
- Prospecção geofísica de depósitos quaternáriosPublication . Almeida, Fernando