Browsing by Author "Almeida, Beatriz Soares Batista de"
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- Publicidade e misoginia: os seus efeitos no público e nas marcas em PortugalPublication . Almeida, Beatriz Soares Batista de; Souto, Maria Helena; Morais, Rodrigo AntunesQuando falamos na representação de género na publicidade, esta identifica um fator relevante para a construção da notoriedade da marca e para a sua imagem ideológica, ou mesmo no engajamento para aderência e aquisição de um bem ou serviço. As marcas e as entidades publicitárias procuram cada vez mais desenvolver estratégias que correspondam às mentalidades dos seus públicos, por forma a construir uma comunicação mais adequada e eficaz. No entanto, Portugal, país onde ainda é frequente a afirmação de ideologias conservadoras, demonstra uma evolução ainda hesitante quanto à quebra de preconceitos de género sendo ainda recorrente a utilização de estereótipos no contexto da comunicação publicitária. Com esta investigação procura-se apelar, não só à consciencialização dos efeitos prejudiciais que a criação de campanhas e peças de carácter misógino têm sobre a sociedade, mas também alertar estas entidades criativas sobre as consequências que estas podem gerar para a marca e entidades envolventes. Através da compreensão das perceções e atitudes do público português face à publicidade sexista e aos seus discursos misóginos, utilizaram-se metodologias de análise quantitativa e qualitativa como técnica de recolha de dados, a análise de conteúdo e a realização de entrevistas. Com este estudo foi-nos possível observar como a quebra de padrões e estereótipos de género na publicidade, pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e, para uma melhoria quanto à notoriedade da marca e na relação entre a mesma e o seu público.